book_icon

Qualificar mil profissionais de TI até 2018 é meta da Bertini do Brasil

Empresa cria nova área de treinamento para atuar de maneira estratégica contra a escassez de mão de obra especializada em Tecnologia da Informação
Qualificar mil profissionais de TI até 2018 é meta da Bertini do Brasil

A Bertini do Brasil, empresa de TI especializada em soluções e serviços Oracle, anuncia a criação de uma nova área de treinamento para qualificar profissionais de Tecnologia da Informação. A expectativa é capacitar cerca de mil profissionais até o fim do ano que vem.

Além de alavancar a qualificação no mercado brasileiro, Bertini acaba de fechar um acordo com o Governo de Angola para treinar profissionais do país africano

Mirando tanto o segmento público quanto privado, a nova área de treinamento da Bertini conta com instrutores preparados para ministrar toda linha de Cursos Oracle, incluindo JAVA, Oracle Cloud, Virtualization, Oracle Linux, Business Inteligentes, Data Integration, Hyperion, Middleware Development Tools, MySQL, Oracle Database, SOA and BPM, Oracle Enterprise Manager e Exadata. Para isso, a Bertini recebeu a certificação OAEC (Oracle Authorized Education Center).

A Bertini já atende todo o território brasileiro e o objetivo é aumentar a oferta também nas regiões norte e nordeste do país, ainda carentes e, consequentemente, com alto potencial de novos negócios. Além disso, a área de treinamento já atingiu alcance internacional, pois um acordo com o Governo de Angola acaba de ser fechado. Mais de 20 profissionais angolanos serão treinados em banco de dados Oracle relacional.

“Estamos inaugurando uma área altamente aderente às necessidades do mercado, pois já há tempos o mercado de TI é impactado pela falta de profissionais qualificados. Em termos de posicionamento estratégico, esse foco em treinamento de profissionais também reforça nossa parceria com a Oracle”, comenta o sócio fundador e CEO da Bertini, Antoninho Bertini Mandelli Filho. De acordo com o executivo, a nova área de treinamento vai ocasionar um aumento de 10% a 15% no faturamento da companhia.

Profissional do Futuro

Para Débora Palermo, diretora da Oracle University no Brasil, o profissional de TI precisa ter como características essenciais a flexibilidade e a busca por aprendizado contínuo. “O mundo da TI está em constante movimentação e o profissional precisa acompanhar essa realidade. A todo momento surgem novas ondas tecnológicas, exigindo que as pessoas que trabalham com TI nunca caiam na acomodação. Hoje já temos que lidar com tendências irreversíveis, como inteligência artificial, blockchain, chatbots. Por isso, para nós da Oracle University é fundamental contar com novos parceiros em treinamento”, diz a executiva.

Segundo Debora, dados de mercado apontam que cerca de 40% da capacidade das soluções de TI hoje é subutilizada justamente pela falta de profissionais qualificados. Ela aponta o Big Data como uma das maiores oportunidades para o desenvolvimento de profissionais. “O profissional que souber atuar como data scientist, sendo capaz de traduzir o negócio a partir de um grande volume de dados estruturados e não estruturados, estará certamente na liderança.”

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.