book_icon

ESET celebra o Antimalware Day

Em memória à criação do primeiro vírus informático de laboratório, a ESET Latinoamerica declara 3 de novembro como o dia para incentivar as técnicas de proteção contra malwares, priorizando as pesquisas e a educação em segurança.

Para homenagear o trabalho de Fred Cohen e Len Adleman, que lançaram as bases da investigação de ameaças informáticas em 1983; a ESET, líder em detecção proativa de ameaças, declara 3 de novembro como o Antimalware Day em todo o mundo. O objetivo desta data é marcar anualmente a origem dos vírus informáticos e a importância da proteção.

Em 3 de novembro de 1983, dois cientistas da computação fizeram história. Frederick Cohen, estudante na escola de engenharia da Universidade do Sul da Califórnia, estava investigando um programa malicioso que poderia ser usado para infectar qualquer sistema conectado. Ele preparou um protótipo que seu professor, Leonard Adleman, batizou como um vírus de computador.

Suas experiências naquela época foram um marco: essencialmente, nasceu naquele momento o que mais tarde se transformou em investigações contra malwares, que agora incluem não apenas vírus, mas muitos outros tipos de ameaças informáticas. Com o nascimento do primeiro vírus informático foi criada também a busca de medidas para proteger os sistemas.

Sobre os riscos que a tecnologia pode trazer para a sociedade, Fred Cohen pondera: “Como resultado da tecnologia da informação, vivemos vidas melhores, mais longas, mais fáceis e mais felizes. E, em geral, as coisas parecem estar indo melhor. Até então, as recompensas fazem com que pareça valer a pena arriscar. O pesquiador ainda compara a saúde das máquinas com a das pessoas. ”Geralmente, não fazemos uma boa medicina preventiva, mas sim esperamos ficar doentes e só depois vamos ao médico”, completa.

O primeiro passo para se prevenir e também celebrar o Antimalware Day é se informar sobre como o malware funciona e como se proteger das ameaças, assim é possível compartilhar esse conhecimento para ajudar amigos e familiares, para que todos saibam como se proteger. A ESET América Latina convida-os a seguir WeLiveSecurity para acessar pesquisas, notícias e opiniões de especialistas em segurança e participar com a hashtag #AntimalwareDay dos debates nas redes sociais.

Nos próximos dias, a ESET vai compartilhar histórias sobre o nascimento deste dia, bem como entrevista exclusiva com Len Adleman, na qual ele conta tudo sobre o dia em que o primeiro vírus de computador foi feito, como ele criou o nome para batizá-lo e tudo que aconteceu depois.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.