book_icon

Empresas que investem em gestão têm mais sucesso, revela pesquisa

Um dos métodos para gerenciamento é o de OKR, que permite acompanhar resultados, delimitar objetivos e aumentar engajamento
Empresas que investem em gestão têm mais sucesso, revela pesquisa

Com o olhar voltado para o desenvolvimento de tecnologias e os desafios do mercado, muitas vezes os empreendedores deixam de lado um dos fatores mais importantes para o sucesso de empresas nascentes: a gestão de pessoas. Uma pesquisa recente realizada por professores das universidades de Stanford, Harvard e Duke aponta que as startups em que os fundadores dedicam mais tempo à gestão dos colaboradores, os resultado são melhores.

A conclusão é que quem investe na área de gestão consegue reter mais profissionais e potencializar o desempenho deles

O estudo foi realizado com 100 pequenas empresas de alto crescimento do ecossistema indiano de inovação. A conclusão é que quem investe na área de gestão consegue reter mais profissionais e potencializar o desempenho deles. Para tanto, é preciso ter expectativas claras, acompanhamento do progresso e investir em feedbacks do trabalho realizado.

A metodologia Objectives and Key Results, também conhecida por OKR, é uma das preferidas pelas empresas de tecnologia para efetivar uma gestão ágil. Baseado na delimitação de objetivos, o método funciona assim: são escolhidos objetivos e resultados-chave para o negócio, para as equipes e para os colaboradores. Com o progresso dos resultados e do alcance das metas, os gestores conseguem avaliar a evolução de cada time e colaborador. Os funcionários enxergam qual é o verdadeiro impacto de suas atividades dentro das instituições, ajudando-os a encontrarem o propósito que fará com que trabalhem mais engajados.

George Eich, sócio-fundador da CoBlue, primeira empresa a desenvolver um software brasileiro para gestão de OKR, explica que o trabalho coletivo e a transparência, pilares da metodologia, contribuem para a resolução de problemas e melhoram os resultados. “No software, todos têm o acesso aos objetivos de cada colaborador e equipe. Sendo assim, funcionários de áreas diferentes podem contribuir para a resolução de desafios de um setor em específico, aumentando a taxa de eficiência da empresa como um todo”, explica George.

A gestão é basicamente um setor humano dentro das empresas. Portanto, mesmo que a tecnologia possa contribuir para a organização das metas, é preciso um acompanhamento para surtir efeito. George reforça: “Além do software, nossa solução oferece acompanhamento por um coach e mentorias para auxiliar as empresas a delimitarem metas coerentes e acompanharem o progresso do método”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.