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O desafio de vender em tempos de crise

Existe um ditado que diz que ‘enquanto uns choram, outros vendem lenços’ e a situação do país nos mostra que é realmente necessário buscar alternativas para superar os obstáculos e apresentar resultados satisfatórios.

O processo de venda exige que os vendedores estejam cada vez mais capacitados e antenados com as novas tecnologias. O consumidor esta cada dia mais conectado e isso faz com que ele busque informações em relação ao produto que deseja adquirir antes mesmo de entrar na loja para fazer a compra.

Nós temos os consumidores que buscam o produto na internet e em seguida busca por avaliações do produto para depois definir se é a melhor escolha. E temos também os consumidores que dentro das lojas físicas buscam informações sobre o produto no smartphone no momento da compra do produto.

As pessoas antigamente escutavam as recomendações das pessoas que eles conheciam e nos dias atuais as recomendações são feitas por desconhecidos que testam os produtos e fazem a sua avaliação mostrando os prós e os contras de cada produto.

O boca a boca se expandiu e agora é de um para muitos.

Os influentes digitais são a nova referência para os consumidores. Antigamente bastava um produto aparecer em horário nobre para as pessoas procurarem pelo item nas lojas e os vendedores apareciam para mostrar outros atributos do produto e fechar a venda.

O processo de vendas evoluiu em muitos pontos por isso é preciso se atualizar e saber que existe um novo perfil de comprador.

O vendedor precisa estar tão antenado quanto o consumidor para que ele possa compreender suas necessidades.

Existem três pontos fundamentais para que seja possível se destacar em momentos de crise.

  1. Acreditar no seu desenvolvimento

Você precisa ter um planejamento diário das suas atividades para que você possa atingir as metas. Prepare-se para a sua função e trabalhe com todo o comprometimento possível. Avalie as suas ideias, faça contatos, seja inovador, original e mostre que você é uma pessoa que realiza. O mercado busca por pessoas apaixonadas pela arte de vender.

  1. Alimente sua criatividade diariamente

Todos nós podemos ser criativos, isso não é um privilégio apenas para almas iluminadas. Acontece que algumas pessoas utilizam esse potencial de forma mais intensa do que outras. Como fazer isso? Treinando. A melhor maneira de colocar seu potencial criativo em funcionamento pleno é cultivando esse território com novas informações e referências, que podem vir de diversas fontes diferentes, como livros, artigos, revistas, entrevistas com pessoas inovadoras, etc. Fique atento a tudo e anote aquilo que achar interessante, deixe que seu cérebro faça conexões entre o que é novo e o que você já tem armazenado. Isso é criatividade, o cruzamento inusitado de ideias aparentemente desconexas e vindas de diferentes origens. Esse é o caminho certeiro para chegarmos a novas soluções, que serão úteis para os nossos problemas atuais, que também são novos.

  1. Mantenha o entusiasmo independente do que acontecer.

Entusiasmo é tudo, sem ele as coisas não andam. Sorriso no rosto, energia sem fim, força de vontade, olhar sempre atento e rápido para criar oportunidades, apetite por alcançar resultados, gosto por liberdade e autonomia. Essas características são necessárias para quem quer ir longe e não parar nunca. Sim, nós os entusiasmados não podemos parar, ficar sem um objetivo deixa tudo sem graça.Tenha sempre em mente que você pode realizar ou ser tudo aquilo que quiser, basta querer.

 *Ciro Bottini é apresentador de TV, palestrante, locutor, empresário e especialista em comunicação com foco em vendas

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