book_icon

Unicesumar inaugura data center certificado pela HPE

Instituição investe R$ 12 milhões em equipamentos e infraestrutura para garantir mais de 30 milhões de acessos simultâneos aos seus conteúdos
Unicesumar inaugura data center certificado pela HPE

Com investimentos R$ 12 milhões, a Unicesumar inaugura seu novo data center certificado pela Hewlett-Packard (HPE). A estrutura tem capacidade para armazenar 250 terabytes em dados, equivalente a duas mil vezes o espaço da atual biblioteca da instituição de ensino, que hoje conta com 408.715 exemplares de livros. O aporte também permitirá mais de 30 milhões de acessos simultâneos aos portais da Unicesumar, nos modelos de ensino Presencial, EAD e Híbrido, sem comprometer a velocidade de navegação.

O novo data center também é estratégico para viabilizar a parceria firmada recentemente pela Unicesumar com a Google for Education

Segundo Wilson Silva, reitor da Unicesumar, o novo data center faz parte dos investimentos de expansão da Unicesumar em todo o Brasil em 2017. Somente em EAD (Ensino à Distância), a instituição deve dobrar o número de polos até o final do ano. Além disso, acaba de lançar o modelo Híbrido para os cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo em 60 diferentes cidades brasileiras.

“Nosso plano de expansão precisava de um data center capaz de dar conta de milhares de novos alunos e acessos diários à nossa base de dados. Hoje, sem tecnologia de ponta não se faz educação de qualidade em âmbito nacional”, destaca.

Com tecnologia de ponta e recursos de última geração, tais como sistema automatizado de detecção e supressão de incêndio, climatização de precisão, redundância e geração própria de energia, proteção contra inundações, controle de acesso por biometria, robôs de backup, storage SSD e mais de 500 servidores; o novo data center da Unicesumar representa um marco na disponibilidade e segurança dos sistemas de informações da instituição.

O novo data center também é estratégico para viabilizar a parceria firmada recentemente pela Unicesumar com a Google for Education. A partir dessa parceria, todas as aulas da Educação à Distância passarão a ser transmitidas em full-HD, via player do Youtube, embarcado no ambiente virtual de aprendizagem da Unicesumar.

Além de melhorar a qualidade das imagens, a parceria possibilitará o desenvolvimento de conteúdos educacionais específicos pela Unicesumar e disponibilizados a todos os usuários do Google, ampliando o acesso às informações acadêmicas. Além disso, todos os alunos e colaboradores da instituição terão acesso aos produtos da Google for Education, como Google Cloud Platform, Google Search for Education, Google Cultural Institute, Google Maps for Education e GoogleAcadêmico.

“A nova estrutura dará aos nossos alunos a possibilidade de navegar pelas nossas plataformas com mais agilidade. Também, será um espaço de visitação e aprendizagem para os nossos acadêmicos, que entrarão no mercado de trabalho tendo conhecimento do que há de mais moderno na área digital e estrutural”, comemora o reitor da Unicesumar.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.