book_icon

Empresa brasileira lança rastreador à prova de bloqueio de sinal

Trucks Control lança tecnologia de rastreamento
inovadora no mercado

São Paulo, 23 de outubro de 2017 – O roubo de cargas no Brasil causou um prejuízo às empresas na ordem de R$6 bilhões em seis anos. De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC), esse tipo de crime teve alta de 42% no País. A região preferida dos criminosos se concentra, principalmente, em São Paulo e Rio de Janeiro com quase 75% de ocorrências, tanto na área urbana quanto nas rodovias.

A elevada taxa de criminalidade tem movimentado o segmento de rastreadores. Um dos principais players do mercado, a Trucks Control, apresenta de forma pioneira os Rastreadores com tecnologia LoRa.

Com sede em Londrina, no Paraná, a Trucks Control apresenta na Fenatran – maior feira brasileira do segmento de caminhões e implementos rodoviários, uma nova solução de rastreamento. Em parceria com a Telit fornecedora de módulos, líder global em Internet das Coisas, a empresa lança um novo produto baseada no conceito de conectividade, possuindo módulos 3G, GPS, Bluetooth e LoRa, trazendo assim o que há de mais moderno para o mercado de rastreamento.

“A principal vantagem do Connect Cargo, linha Connect e linha Smart é que, com base na tecnologia LoRa, os rastreadores são imunes ao jammers usados atualmente por assaltantes, um aparelho – proibido pela legislação brasileira – que visa anular os sinais emitidos pelo equipamento para alertar sobre o roubo do veículo ou da carga. Outro ponto positivo é que a solução tem um custo mais baixo e apresenta um tempo maior de autonomia da bateria”, explica Michel Nunes, Diretor Operacional da Trucks Control.

De acordo com ele, atualmente a maior recorrência de roubos em cargas acontece em caminhões que transportam eletrônicos, cigarros, carnes e medicamentos, setores da economia com um alto valor agregado. “Por isso, para suprir uma obrigação do Estado – que é garantir a segurança ao transportador – o empresário tem buscado cada vez mais soluções tecnológicas para a redução de sinistro”, comenta Nunes.

Segurança do motorista

Não é apenas furto ou roubo que podem impedir o carreto de ser entregue no ponto de destino. Muitas horas dirigindo o veículo, estradas com pontos sinuosos, condições específicas de cada tipo de carga e até mesmo a falta de manutenção do caminhão são situações que podem ampliar o risco de acidentes, comprometendo inclusive a vida do motorista.

“Um dos diferenciais da nossa solução é atuar diretamente nesses fatores. A tecnologia ajuda a controlar a fadiga do transportador, avisando-o, por exemplo, quando deve reduzir a velocidade do veículo em curvas, qual a quantidade e qualidade de óleo do veículo, a condição dos pneus, o que garante ao caminhão uma maior vida útil, redução do combustível e segurança do transportador”, completa Nunes.

Design Review

A Trucks Control, trabalhando lado a lado com a Telit, buscou criar um produto diferenciado focado no cliente final. Por isso, submeteu o hardware a diferentes tipos de testes e ensaios que foram realizados pela equipe da Telit na Itália, tudo para garantir uma maior qualidade e longevidade da tecnologia.

“Para a Telit, o essencial é oferecer seu know-how em tecnologias de comunicação e produtos de IoT que atenda as necessidades do cliente, proporcionando todo suporte necessário para atender as demandas de mercado e de uma nova tecnologia. Pensando nos grandes desafios do mercado de rastreamento como roubo de cargas e caminhões, o uso de rastreadores se mostra altamente necessário para garantir a segurança do veículo e também do transportador, e a Trucks Control consegue aliar essa segurança com telemetria e prover inteligência para seus clientes”, aponta Ricardo Simon, Diretor Geral da Telit.

Sobre a Trucks Control
A Trucks Control oferece ao mercado assistência técnica especializada em serviços logísticos em geral. A empresa possui uma equipe preparada para auxiliar desde a instalação, orientações e manuseio das soluções de rastreamento para o veículo e carga baseadas em sistemas de conectividade via Satélite, GSM e LoRa. Para mais informações acesse:
http://www.truckscontrol.com.br/home/default

Sobre a Telit
A Telit é líder global em Internet das Coisas (IoT). A empresa oferece o mais amplo portfolio de produtos e serviços integrados do setor para implantações IoT de ponta a ponta – incluindo módulos de comunicação celular em todas as tecnologias, GNSS, Wi-Fi, módulos sem fio de custo a longo alcance, planos de conectividade IoT. Reduz o risco, o tempo de mercado, a complexidade e os custos de rastreamento de ativos, monitoramento e controle remoto, telemática, automação industrial em vários mercados industriais e verticais no mundo todo. Para mais informações acesse: www.telit.com.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.