A indústria de TI tem sido totalmente remodelada a partir da nuvem, mobilidade, segurança e hiperconvergência digital. O curioso é que mesmo em um mercado de tendências e totalmente estabelecido como o norte-americano, mais do que desenvolvedores, engenheiros e codificadores em TI, há um déficit de jovens lideranças com conhecimento também em contabilidade empresarial para atuarem como executivos de conta, CEOs (Chief Executive Officer) e CIOs (Chief Information Officer), de acordo com o presidente da Information Technology Alliance (ITA), Stan Mork.
“Tem sido um desafio recrutar profissionais no mercado norte-americano e canadense com expertise em contabilidade e Business Intelligence para continuar movendo a indústria de TI para a frente, entendendo seus desafios como a diversificação e entrega de soluções qualificadas baseadas em consultoria, IoT, inteligência artificial e segurança dos dados”.
Assim, há mais de 20 anos, a ITA reúne provedores, canal e grandes firmas de contabilidade e administração e tem focado seus esforços em incentivar a construção de relacionamentos entre concorrentes para que compartilhem seus modelos de negócios para o desenvolvimento de lideranças através de programas e reuniões – a próxima ocorre em dezembro, em Salt Lake City, Utah (EUA) – para executivos da IBM, Microsoft, Asus entre outros provedores norte-americanos e canadenses.
Além de discutir fusões, aquisições e as desafiadoras mudanças nos modelos de remuneração em tempos de soluções em cloud, as companhias – 95% dos membros são desenvolvedores de soluções – relatam nos encontros da ITA uma procura constante por gestores contábeis e de informação que venham ocupar posições como CEO e CIO em suas empresas e no canal. “Buscamos alguém com uma compreensão mais profunda dos conceitos de valor de negócios, incluindo impostos, regulamentação do setor, experiência do usuário, arquitetura, visualização de dados, gerenciamento de desenvolvimento, operação e segurança”.
Visão
Os novos profissionais, segundo Mork, não são atraídos pelo assunto por desconhecer a natureza do trabalho. “Trata-se de um profissional responsável pela inteligência do negócio, que ocupa cargos de alta hierarquia na companhia e que precisa saber mais do que TI para realmente ajudar um cliente a encontrar as soluções e serviços mais adequados”.
Mesmo num mercado maduro como o norte-americano, em que o canal já está preparado para vender SaaS, depois de enfrentar uma transição difícil para estabelecer esse modelo, o líder em TI precisa de uma visão global para criar soluções e aconselhar o cliente as melhores rotas tecnológicas e como gerenciar projetos evitando os fracassos na fase de implementação. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos 60% das iniciativas de IoT são paralisadas no estágio inicial, o que revela uma dificuldade de entendimento entre provedor e cliente.
Nesse sentido, Mork explica que a ITA busca fortalecer os executivos para que sejam capazes de gerenciar as informações para clientes e tomadores de decisão dentro das organizações. “O pessoal de negócios acredita que a implementação é fácil, mas é complexa e existe um grande trabalho de educação a ser feito antes para se ter certeza que a infraestrutura está aplicada corretamente. É através da compreensão de como o uso de dados, sistemas e relatórios pode levar a melhores decisões empresariais que fazemos isso”.
E mais, o profissional de negócios com formação contábil e administração se beneficia das habilidades técnicas e financeiras para avaliar os riscos da tecnologia aos objetivos do negócio, seja ele canal, desenvolvedor ou cliente. Interessados em participar da próxima reunião corporativa do ITA, em Salt Lake City, Utah podem acessar www.italliance.com
Volta às aulas
Para ajudar seus consultores e os executivos de contas a entender não apenas a tecnologia por trás do IoT, mas como trabalhar com os clientes para implementar soluções, o provedor Open Systems Technologies lançou esse ano a OST IoT University. O programa de certificação aumenta a confiança e a habilidade de comunicação dos funcionários e aprimora a estratégia da empresa, ajudando os a tornarem-se fluentes no valor que a IoT apresenta para potenciais clientes.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo