book_icon

Mercado mundial de IaaS armazenada em Nuvem cresceu 31%, diz Gartner

Enquanto a Amazon Web Services dominou o mercado em 2016, a Microsoft Azure ganhou mais impulso e o Google teve alguns ganhos
Mercado mundial de IaaS armazenada em Nuvem cresceu 31%, diz Gartner

O mercado de IaaS Public Cloud Services (Infraestrutura como serviço armazenada em Nuvem Pública) cresceu 31% no último ano, totalizando US$ 22,1 bilhões, comparando com US$ 16,8 bilhões do ano anterior. Segundo o Gartner, o mercado IaaS observou um crescimento significativo acima do padrão para os três grandes provedores de Nuvem IaaS de hiperescala. Enquanto a Amazon Web Services dominou o mercado em 2016, a Microsoft Azure ganhou mais impulso e o Google teve alguns ganhos.

A Amazon foi o fornecedor número 1 no mercado de IaaS em 2016, seguida pela Microsoft e Alibaba

“O mercado de serviços em Nuvem está crescendo mais rápido do que praticamente todos os outros negócios de TI, com grande parte desse crescimento ganhando espaço de ofertas tradicionais e sem uso de Cloud”, diz Sid Nag, Diretor de Pesquisas do Gartner. “A demanda por IaaS baseada em Nuvem continua com crescimento agressivo, impulsionando também o crescimento em mercados de Nuvem relacionados. Embora a Plataforma como Serviço (PaaS – Platform as a Service) e Software como Serviço (SaaS – Software as a Service) também apresentem bons resultados, o IaaS deverá mostrar crescimento mais rápido nos próximos cinco anos”, afirma Nag.

A Amazon foi o fornecedor número 1 no mercado de IaaS em 2016, seguida pela Microsoft e Alibaba. A Amazon é líder no mercado IaaS com 44,2% e alcançou essa posição ao atender a maioria dos clientes com a mais ampla gama de casos de uso – desde startups que nasceram em Nuvem até empresas de médio porte que desejam crescer e mudar aplicações tradicionais e grandes empresas que executam migrações transformacionais para Nuvem.

Enquanto as pressões da concorrência aumentam, a Amazon testemunhará o desgaste do crescimento de sua participação, já que os provedores sem hiperescala lutam para oferecer valor através de seus serviços, enquanto outros líderes de mercado de IaaS alavancarão o segmento.

A Microsoft assegurou a posição número 2 no mercado IaaS com uma participação de 7,1%, um aumento de 61,1% em relação a 2015. A Microsoft solidificou sua posição como um provedor IaaS líder por meio do investimento focado no desenvolvimento de capacidades IaaS, vendas sólidas e iniciativas de marketing.

Em terceiro lugar, o crescimento de 127% do Alibaba reflete a posição da empresa como líder de volume atual e player dominante no mercado de serviços na Nuvem na China. Ampliando ativamente sua pegada internacional, anunciou também em 2016 o lançamento de quatro novos Data Centers localizados na Europa, Austrália, Oriente Médio e Japão.

“O crescimento mundial do mercado de serviços de Nuvem pública continua, impulsionado por iniciativas de negócios digitais, consolidações de Data Centers e migrações de aplicativos para a Nuvem”, disse Nag. “Os planejadores estratégicos de tecnologia devem construir ofertas relevantes e ecossistemas baseados em parceiros para aproveitar a oportunidade”, diz.

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.