book_icon

10 razões pelas quais o Brasil precisa da Indústria 4.0

Segundo Guto Ferreira, presidente da ABDI, ser contra a evolução é o mesmo que foi ser contra a internet 20 anos atrás
10 razões pelas quais o Brasil precisa da Indústria 4.0

O mundo está às portas da 4° revolução industrial, com a consolidação da indústria 4.0. Em conceitos gerais, esse processo engloba a utilização em larga escala de automação, robótica, inteligência artificial e internet das coisas dentro das empresas. Consequentemente, devem ocorrer mudanças no mercado de trabalho, como aconteceu com a chegada dos robôs e da internet. Entretanto, há quem tema o desemprego em larga escala com os avanços tecnológicos.

“São urgentes a disseminação desses novos conceitos e a capacitação das indústrias que representam setores transversais e estratégicos, indutores de produtividade e de inovação”, Guto Ferreira

Para o Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira, o Brasil precisa estar preparado, com mais investimentos em educação, inovação e tecnologia, estimulando novas competências e oportunidades de negócios. “Ser contra a evolução é o mesmo que foi ser contra a internet 20 anos atrás. Ou ser contra a máquina fotográfica digital para manter o emprego dos laboratoristas. Ou, ainda, ser contra o comércio online pelo risco do desemprego no comércio. O Brasil tem a oportunidade de se preparar e avançar ao invés de remar contra a maré”, explica.

Segundo Ferreira, é preciso pensar em como o futuro que já está acontecendo englobará as pessoas. “Se pensarmos nos milhares de empregos que os aplicativos de transporte como Uber, Cabify, 99 e Easy Taxi geraram nesta que foi a pior crise que o Brasil enfrentou na sua história, poderemos evoluir para uma discussão mais produtiva”.

O presidente da ABDI ressalta ainda que aplicar o conceito de indústria 4.0 é condição inegociável para a competitividade do setor produtivo brasileiro. “São urgentes a disseminação desses novos conceitos e a capacitação das indústrias que representam setores transversais e estratégicos, indutores de produtividade e de inovação”.

Veja a lista que a ABDI preparou com as 10 razões pelas quais o Brasil precisa da Indústria 4.0:

1 – Coloca o Brasil pela primeira vez na elite da discussão da evolução do sistema produtivo tecnológico;

2 – Aumentará o número de empregos qualificados e consequentemente, com maior renda;

3 – Estudos demonstram uma possível economia de R$ 73 bilhões no país com a adoção dos conceitos de indústria 4.0;

4 – Sensível melhora da produtividade na indústria nacional e ganho de competitividade com o resto do mundo;

5 – Assim como todo conceito, ele começa na indústria mas se espalhará rapidamente para outros setores, como o varejo, por exemplo;

6 – Possibilidade de criar no Brasil uma nova cadeia de produção industrial, com produtos de alto valor agregado.

7- Melhora na inteligência da operação das empresas com análise dados precisa;

8 – O país deixará de ser apenas um produtor de commodities e evoluirá para a indústria de transformação;

9 – Alguns setores como automotivo, agro, têxtil e saúde tem condições imediatas de liderar ou estar na elite global de produção;

10 – O governo brasileiro está no tempo correto quanto ao tema, lançando ainda este ano as diretrizes para nortear a indústria 4.0 brasileira.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.