book_icon

Desafio da IBM incentiva canais em projetos cognitivos

Dois finalistas do Brasil foram selecionados para a fase final do Watson Build, que acontece em Nova York, em novembro deste ano
Desafio da IBM incentiva canais em projetos cognitivos

A IBM está sediando a primeira edição do Watson Build, desafio para parceiros comerciais filiados ao IBM PartnerWorld – programa global que oferece benefícios para os canais da IBM. O objetivo é incentivar parceiros a propor, desenvolver e lançar novas soluções com tecnologias cognitivas.

As brasileiras BuscaLegal e Agrotec participarão do desafio final: um painel mundial que será realizado em Nova York

Os filiados recebem acesso às aplicações do Watson, plataforma de inteligência artificial na nuvem da IBM, bem como orientação pessoal de mentores, treinamento técnico extensivo e suporte técnico para utilizar os serviços cognitivos da IBM. Ao todo, o projeto recebeu mais de 1.300 parceiros inscritos de sete regiões do mundo: Ásia Oriental, Ásia Ocidental, Europa, Japão, África, América Latina e América do Norte.

No Brasil, 26 projetos foram cadastrados e oito passaram para a fase de seleção. A avaliação dos participantes foi feita por especialistas da IBM e da Startup Farm, aceleradora da América Latina, que selecionaram os projetos que atendiam pré-requisitos como: ser um projeto inovador, contar com tecnologias cognitivas, resolver problemas reais de mercado e ser replicável em larga escala.

Os 8 selecionados passaram por um estágio de desenvolvimento de ideias, que contou com o apoio e mentoria de especialistas da IBM. Destes, dois foram selecionados para a terceira fase e participarão do desafio final: um painel mundial que será realizado em Nova York, no dia 2 de novembro. As finalistas brasileiras são:

BuscaLegal

BuscaLegal é uma plataforma online para classificação fiscal de produtos NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Todos os produtos comercializados no Brasil possuem um código NCM – são mais de 10 mil códigos. Esse número que define a tributação dos produtos, como alíquota ICMS, PIS, COFINS, IPI entre outros. Qualquer equivoco pode colocar a empresa em risco fiscal ou gerar penalidades. Usando computação cognitiva, o BuscaLegal auxilia na identificação do código para determinar a classificação correta de um produto. Analisando um grande volume de informações (dados de mais de 20 fontes diferentes), o Watson Explorer apresenta combinações e resultados ponderados, classificando a mercadoria de acordo com o NCM mais adequado.

AgroTec

Agrotec é um aplicativo para pequenos e médios agricultores que se concentra no diagnóstico e tratamento de plantas com a saúde comprometida. A agricultura é o principal segmento econômico no Brasil e um dos principais problemas é justamente a identificação de pragas ou a necessidade do uso de nutrientes. Com esse aplicativo, os usuários poderão usar reconhecimento visual para detectar problemas no agronegócio enquanto estiverem no campo e obter uma resposta em tempo real, além de oferecer informações e contato com o agrônomo responsável.

“Por meio do Watson Build a IBM espera incentivar os parceiros comerciais a usarem métodos ágeis para desenvolver ideias inovadoras usando inteligência artificial. A competição tem sido um importante catalisador de inovação para a IBM, que tem ajudado o mercado a se preparar para a nova era cognitiva”, afirma Marcela Vairo, Diretora de Canais da IBM Brasil.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.