book_icon

CFOs preferem investir em armazenamento de dados a longo prazo

Estudo da Fujitsu aponta que 76% dos tomadores de decisão nas PMEs acreditam que a transformação digital acelerada significa crescimento no armazenamento de dados e aumento dos custos de gerenciamento
CFOs preferem investir em armazenamento de dados a longo prazo

Cientes da segurança que os ativos financeiros exigem, executivos de finanças de pequenas e médias empresas (PMEs) avaliam que os requisitos de armazenamento de dados para o setor devem duplicar nos próximos quatro anos. Segundo estudo realizado pela Fujitsu, esse crescimento traz preocupações, já que 76% dos entrevistados acreditam que o aumento elevado de dados reflete diretamente nos custos de armazenamento e gerenciamento de informações.

“Nove em cada dez profissionais de finanças colocam as tecnologias preditivas como prioridade em suas agendas futuras”, Olivier Delachapelle

De acordo com a pesquisa, realizada com 182 Diretores Financeiros em toda a Europa, Oriente Médio, África e Sul da Ásia, 59% dos executivos enxergam a tecnologia como importante facilitadora da eficiência operacional durante a transformação digital. Além disso, 28% consideram a tecnologia como fonte chave para conquistar vantagem competitiva no mercado.

Os entrevistados também demonstram ansiedade com relação aos resultados do crescimento inesperado de volumes de dados, além de estarem atentos a questões como atenção aos riscos, disponibilidade, proteção e segurança de dados. Os principais problemas apontados incluem a necessidade de financiar a capacidade de armazenamento adicional e as preocupações sobre o aumento de custos de gerenciamento do alto volume de informação.

Os profissionais sêniores de finanças também se mostraram atentos aos desafios das soluções tradicionais de armazenamento, como backup em disco ou fita, e apresentam frustração diante de fatores como sistemas que alcançam barreiras de expansão, o que leva a investimentos repentinos; o desperdício de equipamentos que atingem o fim da vida útil antes do previsto, alta dependência de uma equipe de TI qualificada e outros desafios para manutenção da área.

Ainda no estudo, os profissionais de finanças apontaram as principais características que esperam ver em relação à nova tecnologia de armazenamento, entre elas, destacam-se três fatores: a automação para diminuir a dependência de habilidades manuais e minimizar custos e riscos; a capacidade de expansão à medida em que as demandas aumentam – sem substituir sistemas inteiros; e a flexibilidade geral do sistema para lidar melhor com o crescimento de dados elevados e imprevisíveis.

Segundo Olivier Delachapelle, chefe do Data Center de gerenciamento de categorias da Fujitsu na EMEIA, os resultados da pesquisa comprovam que a segurança e proteção de dados são objetivos fundamentais para qualquer iniciativa de modernização de armazenamento nas empresas. “Nove em cada dez profissionais de finanças colocam as tecnologias preditivas como prioridade em suas agendas futuras. No cenário dos negócios digitais de hoje, mais do que nunca, PMEs precisam de soluções de armazenamento capazes de suportar todas as demandas de armazenamento e backup, independentemente de serem repentinas ou imprevisíveis”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.