book_icon

Liga Ventures mapeia ecossistema brasileiro de startups de tecnologia emergente

Estudo inédito sobre startups, feito em parceria com a Intel e a Tivit, mostra inovações que mudarão o futuro no Brasil
Liga Ventures mapeia ecossistema brasileiro de startups de tecnologia emergente

No Brasil, existem atualmente 193 startups com soluções tecnológicas emergentes. Conforme estudo feito pela Liga Ventures, aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas, em parceria com a Intel e a Tivit, essas empresas – selecionadas de uma base de mais de 7,5 mil startups brasileiras – são capazes de desenvolver tecnologias que irão impactar e revolucionar os modelos de negócios e sociedade no prazo de 5 a 10 anos.

Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina concentram juntos mais de 50% das iniciativas de tecnologias emergentes

O estudo Liga Insights Emerging Technologies mapeou o ecossistema de startup brasileiro e constatou que, das 193 de tecnologias emergentes, 25% investem na área de Internet das Coisas, 20% em Big Data e Analytics, 10% em Realidade Aumentada. Já 9% das startups analisadas apostam no Blockchain e Criptomoedas. Drones, Cleantechs & Smart Cities e Inteligência Artificial ficam com 6%, 16% e 14% – respectivamente.

O levantamento apresenta algumas tendências para os próximos anos, entre elas a evolução e aplicação da Internet das Coisas e da Inteligência Artificial no mercado como um todo. “Essas inovações tecnológicas têm potencial para transformar a sociedade e os negócios em pouco tempo e serão essenciais nos próximos anos, chegando ao nível de importância que a internet tem hoje – tanto para as empresas como para a comunidade”, analisa Rogério Tamassia, CEO da Liga Ventures.

De acordo com o estudo, as principais áreas de aplicações das startups selecionadas – e com maior potencial de negócios – são indústria 4.0, Construção e Arquitetura, Finanças e Seguros, Agricultura e Pecuária e Saúde e Bem-estar.

Do ponto de vista das empresas é imprescindível acompanhar de perto esta movimentação. “Ao nos aproximarmos de startups, temos a oportunidade de trocar experiências e aprendizado. Além de conhecer culturas diferentes, e com isso fomentar a inovação e oferecer novas soluções para nossos clientes”, acrescenta Norberto Tomasini, diretor de Digital & Business Solutions Sales.

Inovações como blockchain vão revolucionar todos os processos que envolvem trânsito de informações e certificações de dados. “O blockchain poderá ser usado para tornar os processos transacionais ainda mais seguros, tendo sua aplicação indo mais além que somente o mercado financeiro, mas também nas áreas de supply-chain, documentos, seguros e até em processos eleitorais com votos”, analisa Rogério Tamassia.

Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina concentram juntos mais de 50% das iniciativas de tecnologias emergentes. “Esses estados possuem pólos tecnológicos que criam um ambiente favorável ao desenvolvimento de projetos de médio e longo prazo, diante disso, os empreendedores buscam esses locais para desenvolverem suas ideias de negócios e potencializarem seu crescimento”, comenta o especialista.

Ranking de Inovação

Considerando o número de startups por categoria, o Liga Insights Emerging Technologies mostra que a maioria das soluções estão nas categorias de IoT (internet das coisas) e Big Data & Analytics. “As pessoas já começaram a usar as primeiras aplicações dessas tecnologias, que estão em uma fase de descoberta e amadurecimento, mas com um potencial de desenvolvimento muito promissor e cheio de novidades”, afirma o Tamassia.

“Muitos processos tradicionais serão revolucionados pelo uso de Big Data e Analytics, por exemplo. As inovações serão usadas em políticas públicas como saúde e mobilidade e devem causar uma verdadeira mudança na maneira de encarar e prever problemas”, completa Raphael Augusto, responsável pelo Liga Insights.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.