book_icon

Unimed Cuiabá adota balanceamento de rede para alta disponibilidade

Cooperativa médica adota sistema da A10 Networks e atualiza suas máquinas para entregar alta performance a 1.364 médicos cooperados e 220 mil clientes
Unimed Cuiabá adota balanceamento de rede para alta disponibilidade

A Unimed Cuiabá, cooperativa médica e prestadora de serviços de saúde, possui uma rede de 1.364 médicos e mais de 260 empresas de saúde entre hospitais, clínicas e laboratórios na grande Cuiabá (MT), que atende 210 mil clientes. Para garantir boa performance no atendimento web e altíssima disponibilidade da operação da Unidade, evitando qualquer tipo de paralisação no atendimento presencial e online, a companhia adquiriu a plataforma de balanceamento de carga da A10 Networks.

A implementação dos A10 Thunder 1030 ocorreu em apenas dois dias, sem paradas

Fez parte do projeto a aquisição de dois A10 Thunder 1030, que operam a redundância e balanceamento dos links da operação da Unimed Cuiabá que atua há 42 anos no mercado, disponibilizando mais de 200 serviços.

De acordo com Idalmo Cardoso, gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação da Unimed Cuiabá, a prioridade máxima era ter um sistema disponível 100% do tempo. “92% de todo o atendimento da Unimed Cuiabá é realizado de forma online. Escolhemos os equipamentos da A10 para balancear nossos links e serviços web que rodam no nosso data center e nuvem privada”, aponta.

Cardoso relata que antes da aquisição dos equipamentos enfrentava uma série de desafios. “Não conseguíamos ter uma visão adequada dos nossos servidores e serviços e não havia o balanceamento de redes. Tínhamos situações de paralisação de sistema por falta de disponibilidade ou mesmo queda de um dos nossos servidores. Agora, o processo é balanceado automaticamente, com redundância de links e aceleração do atendimento. Além disso, podemos maximizar nossos recursos, garantindo uma operação ininterrupta e utilização plena dos equipamentos”.

Os novos Thunder 1030 permitem serviços avançados de balanceamento de rede, melhoram a disponibilidade de aplicações e promovem comunicação segura por meio de tráfego criptografado e aceleração de conteúdo, dispondo de capacidades de 10GB por segundo de throughput de aplicação e 7GB por segundo throughput em SSL. Todo o tráfego ainda pode ser monitorado de forma fácil com interface integrada. Cardoso ainda destacou a facilidade de configurações via cluster que agilizou o tempo de sua equipe.

“A rede da cooperativa deve ser contínua, com boa qualidade e sem possibilidade de interrupção. Qualquer paralisação, por menor que seja, poderia significar prejuízo financeiro e de imagem à empresa, além da abertura de brechas para possíveis fraudes. A robustez e confiabilidade dos nossos equipamentos asseguram a tranquilidade do departamento de TI da Unimed Cuiabá”, comenta Ivan Marzariolli, gerente regional de Vendas da A10 Networks.

Sendo uma das cinco maiores Unimed do Brasil, a unidade de Cuiabá utiliza seu sistema atualmente para autorizações de consultas, exames, pedidos médicos, relatório de pacientes, entre outros serviços. “Como cooperativa, nós temos mais de 1.300 donos e precisamos levar a eles grande disponibilidade de serviços, principalmente no atendimento a milhares de pacientes da rede”, conta Cardoso.

Ainda, a implementação dos A10 Thunder 1030 ocorreu em apenas dois dias, sem paradas. “Hoje a Unimed Cuiabá é uma referência nacional, não apenas para o Sistema Unimed de Saúde, mas também para outras empresas, quando o assunto é investimento em tecnologia”, finaliza Marzariolli.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.