book_icon

ROI antes da migração para nuvem permite redução de custo, aponta estudo

Segundo Pesquisa da Unisys, 44% das organizações que fazem análise completa do ROI antes da migração para nuvem são mais bem-sucedidas em alcançar economia de custos
ROI antes da migração para nuvem permite redução de custo, aponta estudo

As organizações que realizaram uma análise completa do retorno sobre o investimento (ROI) antes de embarcarem em suas migrações para a nuvem foram 44% mais bem-sucedidas na realização de suas expectativas de economia de custos do que as que não o fizeram, de acordo com uma pesquisa global da Unisys.

O estudo aponta que 68% das empresas latino-americanas planejam migrar suas aplicações para a nuvem nos próximos 12 a 24 meses

Segundo a pesquisa, conduzida entre 400 executivos de TI e negócios em oito países, 80% dos entrevistados dizem que esperavam economias de custos ao adotar a nuvem como um canal para acessar recursos de TI e negócios. Cinquenta e nove por cento afirmam que realizaram uma análise formal de ROI antes iniciarem suas migrações para nuvem.

A economia esperada foi alcançada por 82% dos entrevistados cujas organizações realizaram análises formais de ROI prévia. Em comparação, apenas 57% dos que migraram sem o benefício de uma análise ROI atingiram suas expectativas de economia de custos – uma diferença de 44%.

Na América Latina, quase metade (47%) das empresas ainda não fez uma análise de ROI necessária para a migração de suas aplicações para a nuvem pública. “Na interação com as empresas, percebemos que um possível motivo é devido à complexidade desta tarefa e falta de expertise dentro das empresas para fazê-lo”, comenta Fábio Abatepaulo, Diretor de Serviços de Consultoria da Unisys para América Latina.

“Apesar da liderança do mercado de nuvem pública estar concentrado em poucos players, a quantidade de serviços e opções dentro desses serviços é muito grande, tornando a tarefa de desenhar um ambiente em nuvem e estimar os custos bastante complexa. Empresas que apenas espelham a arquitetura tradicional que possuem para a nuvem pública não utilizam os benefícios trazidos e não atingem os retornos financeiros esperados”, conclui Abatepaulo.

A pesquisa também demonstra que o envolvimento de um terceiro especialista para auxiliar na transformação da nuvem aumenta a probabilidade de atingir os objetivos desejados. Sessenta e oito (68) por cento dos entrevistados dizem que contaram com terceiros para migração ou gerenciamento de nuvem. Desses, 72% usaram a ajuda do parceiro para definir a estratégia e o planejamento da nuvem, e 79% do grupo dizem que a parceria com um especialista externo permitiu que a organização conseguisse economias de custos esperadas.

“Nossa pesquisa mostra claramente que, na transformação da nuvem, o velho ditado é verdadeiro: falhar no planejamento é como o planejar para falhar”, disse Paul Gleeson, Vice-Presidente de Cloud e Serviços de Infraestrutura da Unisys. “A migração oferece uma infinidade de opções na nuvem – combinações privadas, públicas, híbridas, comunitárias e outras. No entanto, essas escolhas podem criar complexidades imprevistas que podem facilmente descarrilar as expectativas. As organizações que planejam a migração da nuvem com cuidado, aproveitando a experiência dos parceiros estabelecidos, o que é o mais estratégico, são os melhores posicionados para atingir sucesso operacional, financeiro e competitivo da transformação na nuvem”, conclui Gleeson.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.