book_icon

Maioria das empresas aposta em relevância de IoT para negócios em 5 anos

Segundo estudo realizado pela Logicalis, Brasil tem grande potencial para adoção da tecnologia no curto prazo
Maioria das empresas aposta em relevância de IoT para negócios em 5 anos

Ao passo em que cresce o entendimento sobre o conceito de Internet das Coisas, aumenta também a importância dada ao tema pelas empresas. Pesquisa realizada pela Logicalis revela que 71% das empresas brasileiras acreditam que a tecnologia atingirá um alto nível de relevância para os negócios nos próximos 5 anos.

“Acredito que as operadoras de telecom e integradores irão liderar o mercado de IoT”, Rodrigo Parrera

Segundo Rodrigo Parrera, CEO da Logicalis para a América Latina, a pesquisa destaca uma evolução na percepção de valor. “IoT passou a ser um tema importante na agenda dos executivos brasileiros. Hoje há um entendimento maior do potencial transformador da tecnologia”, diz.

A segunda edição da pesquisa IoT Snapshot analisou o mercado brasileiro para desenhar um retrato fiel da maturidade no que diz respeito à adoção de soluções de IoT. Atualmente, 18% dos entrevistados já adotam e 19% estão em processo de implantar soluções de IoT. Sobre investimentos, 68% afirmaram ter intenção de investir mais em 2017. Dos segmentos que estão adiantados na adoção, o estudo da Logicalis aponta utilities (45%), agronegócios (30%), serviço (19%), comércio (14%) e indústria (12%).

Neste ano, os aportes para soluções de IoT cresceram. Apenas 25% não possui orçamento dedicado a IoT. Em 2016, o percentual era de 47%. Entre as empresas que já possuem verba para IoT, 35% afirma que os investimentos estão em estágio inicial e 33% revela que o montante investido é maior do que no ano passado.

O estudo aponta que os benefícios esperados com a adoção da IoT são aumento de inteligência e suporte à tomada de decisão, seguido por novas fontes de receita e melhoria na experiência com o consumidor. Em 2016, os executivos relacionavam projetos de IoT a sensores, rede e Analytics. Neste ano, já se percebe a maturação do conceito, já que os executivos citaram plataforma de IoT, inteligência artificial e machine learning, vem como a importância da segurança.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.