book_icon

Plataforma dojot é destaque do CPqD no Futurecom 2017

O CPqD marca presença no Futurecom 2017 – um dos principais eventos da América Latina na área de TIC, que se realiza entre 02 e 05 de outubro, em São Paulo – com a apresentação da plataforma aberta dojot, lançada em setembro no país. Desenvolvida com o objetivo de facilitar a criação de aplicações de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) voltadas às necessidades brasileiras, em diversas áreas, a plataforma dojot está sendo demonstrada em dois estandes da feira: da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e do IoT Experience Lab.

“A intenção é mostrar os recursos inovadores dessa plataforma e estimular empresas e a comunidade desenvolvedora a adotar a dojot e, também, a contribuir para a sua evolução constante”, afirma Maurício Casotti, gerente de Marketing de Produto do CPqD. Entre os diferenciais da plataforma, ele destaca a arquitetura baseada em microsserviços, o painel de controle com interface gráfica web, a API (Application Programing Interface) única e aberta para acesso aos serviços, a segurança fim a fim – que envolve a autenticação dos devices e das aplicações – com garantia de privacidade das informações e, ainda, o recurso de prototipação rápida. “Essa funcionalidade da dojot permite gerar, em cerca de meia hora, um produto mínimo viável (MVP) a partir do qual é possível validar o conceito junto ao cliente, antes de desenvolver a aplicação”, explica Casotti.

Outro diferencial importante da dojot é a arquitetura adequada à implantação em ambiente de nuvem. Além disso, a plataforma oferece serviços para tratamento de dados, estruturados e não estruturados, em grande volume (Big Data), componentes para análise de serviços em tempo real e para gestão de dispositivos, mecanismos para implementar algoritmos de machine learning e suporte aos protocolos MQTT, HTTPs e CoAP – utilizados em boa parte das aplicações IoT disponíveis no mercado.

O desenvolvimento da plataforma dojot faz parte de um projeto mais amplo, financiado pelo FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e Finep, conduzido pelo CPqD em parceria com outras instituições de ciência e tecnologia brasileiras. Seu código aberto está disponível para todos os desenvolvedores interessados, por meio do portal www.dojot.com.br – pelo qual também é possível obter a documentação sobre como utilizar os componentes, a interface e outros recursos, além de vídeos explicativos.

Sobre o CPqD
Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.
www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

Informações para imprensa
Pimenta Comunicação
Rosa Sposito – [email protected]
Fone: (11) 2858-9183/ (11) 99701-0359
Alex Nicolau – [email protected]
Fone: (11) 2858-9150
www.pimenta.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.