book_icon

Universidade Tiradentes adota ambientes com sala de aula em nuvem e acesso virtual

Projeto Tiradentes Digital permite à instituição de ensino fazer uso das tecnologias de salas de telepresença, plataforma Webex e APs
Universidade Tiradentes adota ambientes com sala de aula em nuvem e acesso virtual
Universidade Tiradentes

As instituições de ensino têm como uma das metas incentivar e facilitar o acesso às informações e a troca de conhecimentos entre professores e alunos. Prevendo que a tecnologia teria um papel importante no ensino, a UNIT (Universidade Tiradentes), presente em mais de 30 cidades do Nordeste e com quase 50 mil alunos, reformulou a infraestrutura de TI e Telecom com soluções Cisco para atender demandas do mercado, de seus alunos e seus professores, cada vez mais conectados.

Projeto ‘Tiradentes Digital’ visa preparar a Universidade para receber novos serviços e processos ligados à educação digital

Com projeto iniciado em 2014, a área de TI da UNIT passou a integrar a área de estratégia da empresa, atuando nas principais decisões coorporativas, e implantou o projeto ‘Tiradentes Digital’, iniciativa que visa preparar a Universidade para receber novos serviços e processos ligados à educação digital, alinhado às expectativas dos alunos e do mercado futuro.

O projeto Tiradentes Digital não se concentrou apenas em disponibilizar conectividade a alunos e professores, mas também em ampliar os limites da própria instituição. Para isso, optou em ter a Cisco como parceira na instalação de redes de 10 Gigabits e Wi-Fi em todas as salas de aula, que passaram a disponibilizar acesso aos alunos.

“Fazendo uma análise do mercado, percebemos que as Universidades – não apenas as instituições que fazem parte do Grupo Tiradentes – precisavam fazer o dever de casa e se preparar para o processo de digitalização, o que pressupõe uma tecnologia cada vez mais transparente e disponível para o aluno”, afirma Domingos Machado, executivo da UNIT que liderou a reestruturação em infraestrutura de rede.

Para suportar toda a demanda da rede wireless, foram instalados pela Teltec, parceira da Cisco, links de conexão de 10 Gigabits e APs por todos os ambientes físicos das unidades educacionais. “Vídeo é um item relevante, mas deve ser incorporado à modernização da sala de aula”, pontua Machado. Assim, o projeto Tiradentes Digital habilitou os recursos básicos de infraestrutura para que à Unit e demais unidades educacionais possam expandir os processos de ensino e aprendizagem com novas ferramentas e metodologias utilizando tecnologias modernas.

Atualmente, o Grupo Tiradentes possui uma rede totalmente unificada pelo nordeste, um ponto de gerenciamento único de LAN e WLAN e uma rede WI-FI segura pela autenticação da rede, que mantem picos diários de 15 mil usuários conectados simultaneamente. No padrão Gigabit, a rede WI-FI foi projetada para suportar aproximadamente 60 usuários por sala de aula (com mais de um dispositivo) e tem cobertura em todas as áreas internas e externas das faculdades, incluindo áreas das piscinas, campos de futebol e os espaços de convivência.

Toda a segmentação de rede e interconexão entre as unidades são feitas via protocolo de rede avançado. O suporte e o atendimento aos alunos e professores são realizados por um time de profissionais da Teltec Solutions que ficam alocados dentro da própria UNIT e em um centro de operações e suporte.

Para aperfeiçoar as aulas e até reduzir custos e tempo de locomoção de professores, a instituição substituiu a conexão via satélite por salas de telepresença e a plataforma Cisco WebEx para transmitir as aulas de EAD. “A Tecnologia deve ser vista como grande aliada do professor e da educação. Não se deve considerar a tecnologia como um fim, mas como um meio para melhorar a qualidade e eficiência dos processos de ensino e aprendizagem”, afirma Ricardo Santos, especialista da vertical de educação pela Cisco do Brasil e América Latina.

Outro benefício da nova rede é a oportunidade de utilizar aplicativos importantes para o dia-a-dia da Universidade, como a “avaliação da aula”, utilizado por alunos para fazer críticas e sugestões às aulas assim que elas terminam.

Todo o projeto visa que a tecnologia se torne um diferencial competitivo para o Grupo Tiradentes. “Os estudantes de hoje já são nativos digitais. Já não se pode colocá-los em uma sala de aula apenas com caderno e caneta. É preciso atualizar o método de ensino e a Universidade Tiradentes segue neste novo caminho com a ajuda das soluções Cisco”, conclui Santos, da Cisco.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.