

À medida que a conscientização corporativa sobre nuvem aumentou, mais empresas migraram suas infraestruturas de TI para lá. A dúvida, atualmente, não é mais se é estratégico colocar algum ambiente em nuvem, mas sim, para qual delas distribuir aplicações e workloads. O mercado caminha para a adoção em massa de MultiCloud.
E são essas oportunidades que a Nutanix, fornecedora global de soluções de hiperconvergência e escala web (web scale) para nuvem, tem o objetivo de aproveitar no País. Depois de encarar 2016 como o ano da retomada da economia, o ano fiscal de 2017 para a Nutanix foi focado na qualificação de parceiros. A estratégia foi baseada em uma intensa agenda de certificações voltadas aos canais e incluiu uma reformulação de seu programa de canais local, o Nutanix Partner Network (NPN).
A próxima etapa, segundo a gerente de canais da Nutanix, Marcela Daniotti, é habilitar parceiros para vendas consultivas. Para isso, criou o NCP (Nutanix Consulting Partner), que terá dois níveis de especialização (básico e Premier), e almeja ter 20 canais sob a sua tutela nessa iniciativa. Por enquanto, a empresa tem 10 parceiros habilitados para o nível básico do programa. “Estamos na fase de elencar os interessados e preparar o calendário de certificações”, afirma a executiva.
Com 100% das vendas indiretas, a companhia possui no Brasil 91 canais que atuam muito próximos da equipe da Nutanix e 52 que fazem negócios via os parceiros OEM (Lenovo, IBM e Dell). Todos fazem parte do programa NPN e estão divididos entre as 3 categorias Autorized, Premier e Elite. A empresa também tem acordo de distribuição com a Arrow ECS, CLM, Adistech e Network1 ScanSource.
Segundo Marcela, há espaço para aumentar a base indireta, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. “Na Nutanix a abordagem com o parceiro é colaborativa. Ajudamos a fazer o mapeamento estratégico e acompanhamos junto ao parceiro cada oportunidade de negócio”, ressalta.
A Nutanix está no Brasil desde 2014 e tem presença em 125 países. A frente da estratégia de canais há um ano, Marcela pontua que o Brasil é muito estratégico para a companhia, e tem liderado junto com o México as vendas na região da América Latina. “A Colômbia também está começando a se destacar”, diz.
Embora não possa revelar números, a executiva afirma que no mundo a companhia cresceu 62% no último trimestre de seu ano fiscal de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016. O ano fiscal da Nutanix tem início em agosto.

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