O Google inaugurou o seu primeiro data center em São Paulo. O Google Cloud Platform é a primeira locação da plataforma na América Latina e a 13ª no mundo. Segundo a companhia, a iniciativa vai gerar melhoria de 80% a 95% na latência para três países da região: Brasil, Chile e Argentina.
Atualmente, os dados dos clientes brasileiros são armazenados em um data center nos Estados Unidos. A partir de agora, as informações serão guardadas e processadas no data center local. O Google Cloud Platform de São Paulo é o único a aceitar moeda local para a contratação dos serviços.
Com a inauguração da região de São Paulo, o Google Cloud Platform passa a estar presente em 12 regiões, 36 zonas e mais de 100 pontos de presença, formando uma rede global de mais de 100 mil quilômetros de cabos de fibra óptica. No mundo, o investimento foi de US$ 30 bilhões nos últimos 3 anos para estruturar essa área dentro da companhia. A meta é ter até 17 data centers no mundo até o final deste ano.
A infraestrutura da plataforma oferece serviços de Storage, Networking, Big Data e Compute. O Google pretende atender empresas de todos os portes e com demandas ilimitadas, seja de nuvem pública, privada, híbrida ou multicloud. As verticais potenciais são varejo e serviços financeiros.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo