A Equifax, empresa multinacional de crédito, confirmou que um ataque cibernético que pode ter resultado no roubo e acesso ilimitado aos dados de 143 milhões de consumidores norte-americanos, na última sexta-feira.
Segundo a companhia, os cibercriminosos acessaram detalhes desses usuários, incluindo nomes e número de previdência social e de carteira de motorista. Além disso, 209 mil pessoas tiveram seus números de cartão de crédito dos EUA divulgados. A Equifax administra informações de cerca de 820 milhões de pessoas e 91 milhões de empresas em todo o mundo.
Segundo o principal pesquisador da Sophos, Chester Wisniewski, a violação na Equifax nos faz lembrar que informações que não estão devidamente protegidas serão roubadas. “Tanto na nuvem, quanto em um disco rígido ou em um dispositivo móvel, os dados desprotegidos são valiosos para os criminosos. A pior parte é o acesso a informações confidenciais, como número da previdência social, data de nascimento, endereços e outros detalhes pessoais. Estes dados valem muito mais do que o número do seu cartão de crédito. Sua identidade não pode ser alterada ou substituída por um cartão”.
O consumidor deve acessar o site: www.equifaxsecurity2017.com e assistir ao vídeo com as explicações sobre o monitoramento de crédito e fazer a inscrição para este serviço gratuitamente. Além disso, os consumidores devem prestar atenção se a função tem renovação automática para evitar cobranças inesperadas quando acabar um ano de uso livre. As informações já estão com os cibercriminosos há mais de 6 semanas, então esta é uma corrida contra o tempo.
Aqueles dispostos a serem mais duros contra os ataques podem ter um “congelamento” de crédito aplicado às suas contas para evitar que o novo empréstimo seja emitido sem sua permissão. Mais informações estão disponíveis no US Public Interest Research Group”.
Para clientes da Equifax e outras vítimas da violação de dados, a Sophos aconselha as seguintes dicas para proteger dados pessoais:
- Mude sua senha e outros dados secretos;
- Se você usa a mesma senha em outras contas, altere essas senhas também;
- Faça todas as senhas diferentes umas das outras e difíceis de adivinhar. Os cibercriminosos agora estão usando ferramentas para descobrir as senhas reutilizadas em outros sites para facilitar o trabalho. Além disso, tornam os códigos roubadas e outros dados hackeados mais lucrativos na deep web.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo