book_icon

Hackers invadem sistemas de energia nos Estados Unidos e Europa

Segundo relatório da Symantec, em alguns casos os ataques tiveram o poder de induzir blecautes em partes determinadas do território americano
Hackers invadem sistemas de energia nos Estados Unidos e Europa
empresa de energia

Uma onda de ataque de hacker mirou empresas de energia dos Estados Unidos e Europa nesta semana. Segundo relatório publicado pela Symantec, em alguns casos os ataques tiveram o poder de induzir blecautes em partes determinadas do território americano.

“Esse nível de acesso significava que a motivação era o único passo restante para uma sabotagem da rede elétrica”, Eric Chien

Conhecido como Dragonfly, o grupo de hackers está em ação desde 2011, mas somente a partir de 2015 passaram a mirar o setor de energia. Em 2017 intensificaram as campanhas de ataque.

Nesta última, o grupo lançou uma onda de e-mails maliciosos para invadir organizações nos Estados Unidos, Turquia, Suíça e, provavelmente, em outros países, informou a Symantec. O alerta de ataque nos Estados Unidos foi emitido pelo governo americano em junho deste ano, quando avisou as indústrias locais sobre envio de phising com o objetivo de acessar redes específicas.

Segundo afirmou Eric Chien, pesquisador de cibersegurança da Symantec, à Reuters, dezenas de empresas foram alvos. Algumas delas, inclusive as norte-americanas, tiveram sua operação comprometida. Esse nível de acesso significava que a motivação era o único passo restante para uma sabotagem da rede elétrica”, acrescentou Chien.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.