book_icon

Guru americano lança desafio para PMEs brasileiras

Neil Patel, que já ajudou corporações como Amazon, Google, General Motors, NBC e Viacom a gerarem receitas com estratégias digitais, lança desafio para ajudar empresa brasileira sem nenhum custo
Guru americano lança desafio para PMEs brasileiras

guru digital Neil Patel

Apesar de estar prevista na Constituição Federal – no artigo 1º da Lei 1.982-77 de 2000 – a participação nos lucros e resultados não é obrigatória para as empresas estabelecidas no Brasil. Mas a partir do momento que a PLR é oferecida como um benefício, este deve ser garantido.

O objetivo é mostrar para as micro e pequenas empresas que, ao abrirem a participação de lucros e resultados para os funcionários, problemas crônicos empresariais, como alta rotatividade, desmotivação e queda em produção podem ser extintos

No entanto, devido à crise econômica, muitas empresas cortaram este benefício ou declinaram a instauração do pagamento por questões estratégicas. Pensando nisso, o americano Neil Patel – empreendedor digital famoso por potencializar os lucros de gigantes como Amazon, Google e GM – lança um desafio para as empresas brasileiras: se ele conseguir aumentar a receita de uma corporação, quer que a mesma divida uma parte dos lucros obtidos com seus colaboradores.

O objetivo é mostrar para as micro e pequenas empresas que, ao abrirem a participação de lucros e resultados para os funcionários, problemas crônicos empresariais, como alta rotatividade, desmotivação e queda em produção podem ser extintos.

“Em geral, as pequenas e médias empresas já não conseguem pagar aos seus colaboradores aquilo que eles merecem, por questões que envolvem os próprios custos da operação, margem de lucro menor em relação às grandes corporações, entre outros motivos. Com a crise, esse cenário tende a piorar. Por isso decidi lançar esse desafio, para incentivar empresários brasileiros a dividirem seus lucros com seu time, à medida em que veem esse lucro crescer”, explica Patel, que está com seu escritório ativo no Brasil há dois anos.

Política salarial nas PMEs

Atualmente, de acordo com pesquisa realizada pela Fecomércio-SP em 2016, das 1.647 empresas de comércio no País, mais de 96% são pequenas e médias, sendo responsáveis por 53,5% dos empregos locais. A remuneração paga pelas micro e pequenas é 28,8% menor em relação às grandes empresas, o que leva o estudo a se aprofundar ainda mais no assunto ao identificar que os empregados das PMEs geram uma receita anual 49% abaixo da média, projetando-as com menos competitividade.

E foram algumas pesquisas feitas internamente nas empresas brasileiras para as quais Patel prestou consultoria que o incentivaram a criar o desafio: verificou-se que as pequenas e médias empresas não gratificam seus funcionários da forma correta, em comparação com multinacionais e empresas de grande porte.

“Entendo que o Brasil é um país difícil para o empresário, principalmente por conta de fatores que envolvem burocracia e tributos. Porém, quando falamos de um modelo de benefício em que o funcionário tem participação nos lucros e resultados dentro da empresa, estes obstáculos podem ser facilmente superados”, avalia o empresário.

Para entrar nesse desafio, o único requisito exigido é que a empresa seja brasileira e devidamente registrada no país. O cadastro pode ser realizado na página www.neilpatel.com/br/desafio/, até o dia 24 de setembro.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.