Os gastos mundiais com semicondutores devem crescer 10,2% em 2017, alcançando US$ 77,7 bilhões, segundo projeta o Gartner. Essa taxa é maior que a previsão de 1,4% do último trimestre, devido ao forte investimento contínuo em memória e lógica de ponta, que está estimulando o gasto com equipamentos com nível wafer (fina fatia de material semicondutor).
“O ritmo dos gastos está concentrado em 2017, principalmente pela forte demanda por memória e lógica de ponta. A falta de memória flash NAND (chip para armazenamento de dados que não necessita de eletricidade constante) foi mais acentuada no primeiro trimestre do ano do que o previsto anteriormente, levando a mais de 20% de crescimento nos segmentos de gravação e Deposição de Vapores Químicos (do inglês Chemical Vapour Deposition – CVD) em 2017 com um forte aumento de capacidade para NAND 3D”, diz Takashi Ogawa, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.
Segundo o Gartner, o próximo ciclo de baixa nos gastos de capital será entre 2018 e 2019 em comparação com a previsão do último trimestre que era de 2019 a 2020. “As despesas com fabricação de wafer seguirão um ciclo similar com pico em 2018. Enquanto o cenário mais provável é de manutenção do crescimento positivo no próximo ano, há a preocupação de que o aumento será negativo se a demanda do usuário final por aplicações eletrônicas chave for mais fraca que a esperada”, explica Ogawa.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo