Quando o assunto é liderança em inovação no setor de pagamentos, a América Latina esbarra em questões regulatórias, o que acaba atrasando a região e colocando-a na posição de desvantagem frente aos outros continentes. Segundo a pesquisa Global Payments Innovation Jury 2017, a Ásia segue na liderança no que diz respeito à inovação no setor de pagamentos, seguido pela Europa, África, América do Norte e, na última colocação, a América Latina.
“A América Latina está numa posição mais baixa, não pela sua capacidade de inovação, mas por dificuldades regulatórias. O mercado do continente é bastante maduro, mas, segundo os entrevistados pela pesquisa, tem uma alta e complicada carga tributária, o que limita a entrada de novos participantes”, explica Marco Bravo, vice-presidente da ACI na América Latina.
Segundo o estudo, as APIs abertas também são facilitadoras importantes da inovação em todo o mundo. 73% dos pesquisados acreditam que as APIs têm um papel fundamental para desenvolver pagamentos, especialmente com a tendência de operações via aplicativos. Além disso, firmar parcerias com start-ups é considerado um modelo de inovação para empresas de pagamento por 44% dos respondentes, uma vez que essas companhias são focadas no desenvolvimento de novas tecnologias.
Para 23% dos pesquisados, os fornecedores tradicionais e globais serão ultrapassados pelos novos modelos de negócios, seguidos pelos provedores de serviços de pagamento para e-commerces (21%), já que dependem de pagamentos com cartão.
“As empresas de pagamentos já estabelecidas, especialmente as instituições financeiras, já percebem a necessidade de inovar, e não devem enxergar as startups como uma ameaça, mas sim como uma oportunidade de parceria”, aponta Paul Thomalla, vice-presidente sênior da ACI Worldwide. “As tendências dos mercados de pagamentos e fintechs – como as APIs abertas – criarão espaço para novos concorrentes e empresas que queiram manter ou aumentar sua participação no mercado.”
O Innovation Jury é composto por 70 executivos de 37 países. O objetivo da ACI é garantir que a pesquisa bianual reflita as tendências e desenvolvimento dos pagamentos em todo o globo.
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