book_icon

Desenvolvimento de plataforma para IoT terá apoio do BNDES

Com apoio do Banco, Inmetrics visa desenvolver plataforma de IoT Konker e expandir prestação de serviços nos mercados brasileiro, chileno e colombiano
Desenvolvimento de plataforma para IoT terá apoio do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 13 milhões ao plano de negócios da Inmetrics, empresa de TI baseada em São Paulo. Os recursos, que correspondem a 70% do custo total do projeto, destinam-se a investimentos em pesquisa e desenvolvimento, marketing e comercialização e infraestrutura.

A plataforma de IoT Konker permitirá à Inmetrics interligar empresas, pessoas, cidades, aplicativos, jogos e desenvolvedores

O plano de negócios da Inmetrics prevê o desenvolvimento de uma plataforma para internet das coisas (internet of things – IoT) e o aumento da produtividade, com expansão da prestação de serviços nos mercados brasileiro, chileno e colombiano.

A plataforma de IoT Konker permitirá à Inmetrics interligar empresas, pessoas, cidades, aplicativos, jogos e desenvolvedores. Também proverá uma forma facilitada para que provedores de soluções independentes ou de outras empresas possam criar soluções de IoT de forma mais ágil e barata, assim como gerenciar soluções e dispositivos em larga escala. Dessa forma, pode acelerar o desenvolvimento do ecossistema de IoT, criando um círculo de inovação importante para o aumento da produtividade da economia brasileira.

Ainda em estágio inicial de desenvolvimento no mundo, a internet das coisas é capaz de tornar cidades mais inteligentes, permite a gestão de agronegócios com menor uso de insumos, melhora a eficiência energética e flexibiliza produção, logística e transportes, entre outros benefícios.

O setor de tecnologia da informação (TI), no qual a Inmetrics atua, gera empregos qualificados, quase todos na área de engenharia de software e de computação. Seu quadro de empregados é contratado no regime CLT. O apoio do BNDES visa essencialmente custear a equipe responsável pela concepção e execução do plano de negócios da empresa.

A Inmetrics oferece serviços que visam aumentar a eficiência de TI de seus clientes, em todas as dimensões, em diversos países da America Latina. Fundada em 2002, por ex-alunos da Unicamp, a companhia iniciou sua atuação oferecendo serviços na área de desempenho de sistemas para clientes do setor financeiro. Atualmente, atende mais de 100 empresas dos mais variados setores, tais como telecomunicações, seguros, varejo, indústria e energia.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.