Conectar pessoas para transformar itens em felicidade, esse é o propósito da OLX. O que muitos não sabem é o que suporta esse negócio que recebe 500 mil novos anúncios todos os dias, onde são efetuadas 50 vendas por minuto e que movimentou R$81 bilhões em produtos vendidos em 2016. Por trás desse impacto positivo na economia do País e das famílias brasileiras tem muita inovação e tecnologia.
A OLX sustenta no seu site um tráfego de 6,4 milhões de pessoas diariamente, com uma média de 100 mil requisições de busca por minuto. Somando desktop e mobile site, a OLX suporta 1,5 bilhão de pageviews por mês – número muito superior ao de grandes e-commerces do País. Diariamente, 800 mil usuários utilizam o chat – iniciando um milhão de novas conversas e trocando 4,6 milhões de mensagens – e a plataforma armazena 5TB de dados coletados. E tudo isso é feito com um produto desenvolvido e mantido 100% no Brasil.
“O melhor jeito de construir um produto é entender as necessidades do usuário. Por isso, optamos por desenvolvê-lo e customizá-lo aqui, levando em conta a realidade e peculiaridade dos nossos usuários locais e, consequentemente, gerando maior empatia do nosso time”, afirma Janet Baireva, Chief Product Officer da OLX Brasil.
Segundo a executiva, estão no Brasil os times de desenvolvimento, tanto do site, quanto do aplicativo que, atualmente, é o app brasileiro mais baixado na Apple Store e Google Play (20,5 milhões de downloads em 2016, sendo 1,9 milhões em iOS e 18,6 em Android). A equipe, que hoje conta com mais de 100 profissionais, tem previsão de dobrar de tamanho até o fim do ano.
Cultura de inovação e autonomia
Os times multifuncionais de tecnologia, produto e dados trabalham engajados em uma cultura de inovação e autonomia, na qual a criatividade e espírito empreendedor são sempre incentivados.
Para entender as necessidades, objetivos e comportamento dos usuários, os times criam hipóteses e validam as mesmas por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas. Assim, eles entendem exatamente o que o usuário precisa e decidem em conjunto o que será construído ou alterado na plataforma.
“Faz parte da nossa cultura ter a liberdade de experimentar, testar e validar hipóteses e inclusive, nos permitir errar. Cada um é essencial para o sucesso da companhia e deve se sentir responsável por seus resultados”, completa Janet.
Mas para obter os melhores resultados de performance, a OLX utiliza o que existe de mais inovador no mundo, o que mantém a empresa alinhada com o mercado internacional. “Usamos várias linguagens, pois cada uma oferece soluções para diferentes problemas. Por isso, nosso time não possui especialistas em uma tecnologia específica, mas profissionais bons em encontrar soluções e com capacidade de aprender”, conta Bernardo Carneiro, Chief Technology Officer.
“Trabalhamos com times autônomos, que funcionam como mini startups, então a responsabilidade é alta e todos participam da decisão do que construir e como construir. Tudo isso para que o usuário tenha uma boa experiência, comprando e vendendo de forma fácil, rápida e efetiva”, finaliza Carneiro.
Novo escritório
Para abrigar todo esse crescimento, além de contar com um escritório em São Paulo, a OLX construiu um novo escritório de 2.600m², no Rio de Janeiro. A sede, localizada no bairro do Flamengo, foi inspirada nas gigantes do Vale do Silício com conceito de ambiente integrador, divertido e aberto com o objetivo de se consolidar como referência para profissionais de tecnologia.
O local possui três andares interligados por escorregadores e escadas e o andar central não tem estações de trabalho, sendo destinado apenas a espaços de convivência com jogos, copa, cozinha, videogame e TV, redes e salas de reunião. Presente no país desde 2010, a OLX é fruto de uma parceria entre os dois maiores grupos de mídia e investimento em marketplaces do mundo: o sul-africano Naspers e o grupo norueguês Schibsted. A OLX atua em 45 países.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo