Com a crescente adoção do modelo de oferta SaaS (da sigla em inglês, Software as a Service), a Totvs segue no plano de formar uma base de vendas indiretas com 1 mil parceiros para atender ao mercado de PME (Pequenas e Médias Empresas). Os novos canais vão trabalhar com as linhas Fly01 de softwares de gestão na nuvem e com o pacote Bemacash, que une hardware fiscal da Bematech com soluções da Totvs.
Até agora, a empresa contabiliza 491 parceiros homologados e ativos para a oferta. Segundo o VP de marketing, canais e RH da Totvs, Flávio Balestrin, a estratégia segue com pequenos ajustes neste próximo semestre. Como tem um grande foco na capacitação dos parceiros, o executivo explica que a busca atrai um rol misto de empresas, que são habilitadas e homologadas pela Totvs.
“Já estamos em uma fase que é possível identificar o canal que tem o perfil que funciona para a oferta”, destaca. “Pode ser, por exemplo, empresas pequenas, com 2 pessoas: uma técnica e outra de vendas. Outro perfil é o de automação comercial. A oferta é muito aderente”, completa Eros Jantsch, head de micro e pequenos negócios da Totvs.
Para capacitar o grande número de canais, a empresa criou um intenso calendário de treinamentos, presenciais e à distância. Segundo Balestrin, em cinco dias é possível cumprir toda a certificação exigida pela Totvs.
O foco na capacitação tem o objetivo de aumentar a oferta de SaaS na base de clientes da companhia. Na prática, Jantsch explica que a Totvs atua bem junta ao parceiro nessa fase, caso identifique que há mesmo interesse da empresa na parceria. “Oferecemos um businesss plan bem detalhado para que o canal se guie. Colocamos tudo, leads, oportunidades, até sugestões para a infraestrutura do parceiro, como organograma e salários”, pontua o executivo.
Segundo a empresa, o conceito de SaaS permite uma fonte de receita recorrente aos canais, um ciclo de vendas mais curto e a possibilidade de crescimento de ganhos exponenciais em cerca de 18 meses. Para gerar demanda ao canal, Balestrin conta que a Totvs planeja campanhas digitais. Segundo ele, toda as oportunidades originadas da internet são repassadas ao canal.
A oferta para o canal incluem o Bemacash Comércio, Food Truck, Bar & Restaurante e Vestuário e os produtos da linha Fly01 especializados em Saúde, Manufatura, Distribuição, Varejo Geral, Vestuário, Loja Virtual e sistemas complementares para gestão financeira, entre outros.
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