A Audi anunciou durante a conferência Audi Summit Barcelona que seu primeiro carro de condução autônomo de nível 3 do mundo a entrar em produção deve estar disponível para o mercado ainda no final deste ano. Com um design clássico da fabricante, o Audi A8 tem o preço estimado em 90.600 euros (R$ 331 mil) e é repleto de sistemas com tecnologias da NVIDIA, incluindo as novas e revolucionárias interfaces de usuário, um novo sistema de infotainment, um novo cockpit virtual e as novas opções de entretenimento no assento traseiro.
O veículo é dotado do sistema AI Traffic Jam Pilot, que garante níveis jamais vistos de autonomia em rodovias congestionadas. Além disso, o sistema autônomo nível 3, chamado de “automação condicional”, permite que o motorista tire as mãos do volante quando o veículo estiver a menos de 60 km/h e se distraia enquanto o recurso de inteligência artificial assume a condução do carro. Outros recursos incluem o Remote Park Pilot (piloto para estacionamento remoto), o Natural Voice Control (controle de voz natural) e o Swarm Intelligence (inteligência combinada).
O Traffic Jam Pilot foi desenvolvido do zero com redundância integrada. Primeiro sistema de produção do mundo a usar um scanner laser combinado com câmeras a fim de permitir uma condução autônoma, ele examina toda a área à frente do carro. Os dados dos sensores são processados no Zfas conforme o sistema cria um modelo preciso do ambiente a uma taxa de 2,5 bilhões por segundo.
Podendo ser acionado por um botão, o Traffic Jam Pilot também detecta alterações no trânsito e avisa o motorista sobre eventuais perigos, dando uma janela de 10 segundos para o motorista analisar a situação e assumir a direção, caso necessário.
Além de acabar com a parte chata dos engarrafamentos, o A8 conta com o mais novo sistema de infotainment o MIB+, com tecnologias da NVIDIA. Suas duas telas sensíveis ao toque, a segunda geração do cockpit virtual e o novo sistema do banco traseiro, com tablets Audi e um controlador de tela – todos contam com tecnologias da NVIDIA.“O carro do futuro facilitará a vida de seus ocupantes com a ajuda da inteligência artificial”, afirma o presidente do conselho da Audi, Rupert Stadler, durante evento na Espanha, que atraiu mais de dois mil convidados. “A tecnologia faz a diferença”, declarou.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
5G impõe seu ritmo
MERCADO
Brincadeira de gente grande
GESTÃO
Backup: a última linha de defesa
Esta é para você leitor da Revista Digital:
NEGÓCIOS
Terceirização de equipamentos
Baixe o nosso aplicativo