book_icon

Falha de segurança permite modificações em DNS sem autenticação, alerta CIPHER

Vulnerabilidade no software BIND DNS possibilita acesso de qualquer pessoa para realizar alterações e transferências dinâmicas de zonas de DNS remotamente
Falha de segurança permite modificações em DNS sem autenticação, alerta CIPHER

O Laboratório de Inteligência da CIPHER, empresa global especializada em serviços de cibersegurança, alerta para uma nova vulnerabilidade no software BIND (Berkeley Internet Name Daemon), um dos mais utilizados para o protocolo DNS (Domain Name System) nos sistemas Unix, Linux e em algumas versões do Windows.

O erro ainda não gerou ataques, mas pode causar modificações de conteúdo e layout dos websites

Por meio da falha, usuários não registrados podem falsificar autenticações para realizarem alterações e transferências dinâmicas de zonas de DNS de maneira remota nos computadores, levando os usuários para diferentes domínios, além de permitir mudanças nos endereços de IPs e roubo de informações.

“A transferência de zona é um processo em que um servidor DNS transmite uma cópia de sua base de dados para outro servidor”, explica Wolmer Godoi, diretor de Cibersegurança e Serviços Profissionais da CIPHER. “Ao obter uma cópia desses registros, um atacante pode realizar DNS spoofing, desfiguração de websites e negação de serviço”, completa.

A falha está relacionada ao protocolo de autenticação Transaction SIGnature (TSIG) e foi comunicada através dos CVE-2017-3142 e CVE-2017-3143. O erro ainda não gerou ataques, mas pode causar modificações de conteúdo e layout dos websites.

A recomendação dos especialistas em segurança da informação da CIPHER é de atualizar imediatamente o BIND DNS para a última versão, disponível em: http://www.isc.org/downloads.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.