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Lenovo promove iniciativas motivacionais e de reconhecimento interno

Ações integram colaboradores com o objetivo de alavancar o conhecimento gestacional
Lenovo promove iniciativas motivacionais e de reconhecimento interno

A fim promover o reconhecimento de talentos internamente, a Lenovo, fornecedora de tecnologia inovadora, anunciou dois novos programas motivacionais para seus colaboradores. Com propostas complementares, as ações “Applause” (Aplauso, em português) e “Be my Shadow” (Seja minha sombra, em português) fazem parte da nova cultura organizacional da empresa, chamada de “We are Lenovo” (Nós somos Lenovo, em português).

“Uma iniciativa como essa estimula as relações interpessoais de maneira saudável e respeitosa e a vivência dos comportamentos que a organização busca priorizar”, Andrea Barral

“Durante o ano fiscal passado, começamos a aplicação da nossa nova cultura interna, a ‘We are Lenovo’. O objetivo principal da revitalização da nossa cultura foi a inclusão do Foco ao Cliente em tudo o que se faz na Lenovo, além do reforço a aspectos já enrraigados na organização como Empreendedorismo, Inovação e Integridade/Confiança”, explica a diretora de recursos humanos da Lenovo, Andrea Barral.

O programa Applause foi lançado como ferramenta de reconhecimento para reforço dos comportamentos relacionados à nova cultura Lenovo. Permite que cada funcionário envie 12 “aplausos” para seus colegas, que nada mais são do que elogios ao trabalho diferenciado e alinhado à nova cultura. A cada 10 “aplausos” recebidos, o colaborador recebe um prêmio financeiro.

“Uma iniciativa como essa estimula as relações interpessoais de maneira saudável e respeitosa e a vivência dos comportamentos que a organização busca priorizar. O interessante é observar o entusiasmo dos participantes, que acaba incentivando os que ainda não tinham adotado o novo programa”, afirma Andrea.

Para alavancar o engajamento dos colaboradores e ampliar a visão sobre os negócios da Lenovo como um todo, o “Be my Shadow” propõe que seus participantes passem um dia na função de um colega de outra área. A única exigência é que as áreas tenham relacionamento processual, com o objetivo de tornar a experiência mais produtiva.

Ao final da vivência, um formulário é preenchido pelo participante para que a gestão do conhecimento não pare nessa etapa e possa impactar outros membros da equipe. “Os feedbacks que recebemos sobre essa vivência nos mostram que a ação é muito positiva para a cultura da empresa. Com funcionários melhor integrados e o conhecimento gestacional ampliado, o compartilhamento de ideias se torna ainda mais natural e efetivo no nosso dia a dia”, finaliza a executiva.

“O programa ‘Be my Shadow’ nos permite conhecer mais as áreas que mais interagimos no dia-a-dia e foi uma experiência foi muito positiva para mim. Tive a oportunidade de entender como a área de Customer Fullfilment trabalha, quais são seus principais desafios e, principalmente, pensar em como podemos interagir com a área e vendas”, conta Gustavo Siqueira, gerente de contas relacionais da Lenovo. “Adotar ações pontuais que buscam facilitar o trabalho de ambas as áreas contribui para que o cliente tenha uma experiência muito positiva conosco e também aprimora a nossa rotina de trabalho”.

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