A plataforma de e-commerce ManiaVirtual.com, detentora dos prêmios “Loja mais Querida” pela E-bit, e “Evolução de Vendas” por Intelbras e Wallmart, iniciou suas atividades em 2005 vendendo exclusivamente produtos de informática. Para expandir o negócio, buscou diversificar e ampliar a oferta de produtos comercializados pelo site.
Ao mesmo tempo em que procurava se posicionar como um dos maiores e-commerce do Brasil, esbarrava na burocracia e em dificuldades com o gerenciamento de pedidos, devoluções, garantias e entregas de forma manual pela equipe interna.
Nessa época, o faturamento da empresa estava em R$ 400 mil com quatro mil pedidos por mês; porém registravam-se mais de R$ 300 mil em estoque inativo, por incapacidade de gerenciamento integrado.
A partir de maio de 2016, o então recém-associado Michael Castro, assumiu a diretoria comercial da empresa, e estabeleceu um plano de trabalho baseado na otimização das ferramentas de gestão já existentes, e assim, garantir o crescimento sustentável.
Uma das estratégias implementadas foi a melhor utilização dos recursos do Domus ERP, da DB1 Global Software, um sistema de gestão que proporciona mais produtividade na rotina empresarial, com a informatização inteligente de processos como controle financeiro, contabilidade, compras, estoque, emissão de notas fiscais, entre outros. O objetivo era garantir uma melhor comunicação entre as áreas, o planejamento dos recursos e a automatização de processos de forma segura, prática e objetiva.
“Nosso principal ganho com a otimização do Domus ERP da DB1 foi o controle: começamos a ter uma visão mais completa de tudo o que estava acontecendo, das ações realizadas e resultados gerados e assim, começamos a compreender quais ações estavam dando certo e quais não estavam. Por meio do Domus ERP conseguimos integrar as distintas áreas dentro da empresa, em um único sistema, com informações precisas para integrar dados e processos necessários. Com todas essas otimizações e mudanças, nosso faturamento teve pico de R$ R$ 7 milhões por mês – mesmo resultado da Black Friday de 2016 – e o número de pedidos quintuplicou, passando de 4.000 para 20.000 pedidos por mês”, comemora Michael Castro.
Atualmente o Mania Virtual utiliza o Domus ERP em toda sua operação, desde a aquisição de produtos, disponibilização em estoque no centro de distribuição e organização de preços, até o faturamento, realizado de forma automática 24 horas por dia. Com essa automatização é possível, ao receber um pedido, realizar a separação em poucos minutos, emitir a nota fiscal e enviá-la automaticamente por e-mail para o cliente.
De acordo com Jasper Perrú, gerente de produtos da Unidade de Gestão Empresarial da DB1 Global Software, “a partir da evolução do Domus ERP, realizamos a implantação do módulo de RMA – Return Merchandise Authorization – para o controle de trocas e devoluções, organizando todo fluxo de comunicação, tanto com clientes quanto com fornecedores e assistências, proporcionando uma economia de pelo menos duas horas por processo, além de gerar uma imagem positiva de transparência, organização e agilidade junto aos consumidores. Isso reflete um comportamento comum na DB1 que gosto muito na equipe Mania Virtual, essa necessidade de constante evolução e “mania” de apresentar soluções transformadoras ao dia a dia do cliente”.
Outra questão resolvida foi o controle de adiantamentos financeiros recebidos de fornecedores e clientes para ações comerciais ou créditos de compras. Hoje todo o processo é controlado pelo sistema, sendo possível saber o saldo de cada fornecedor com mais velocidade.
A DB1 também está implantando os módulos de importação de XML de notas fiscais e conhecimentos de transporte, permitindo a entrada automática em grandes volumes de operação.
Os próximos passos na consultoria tecnológica da DB1 para o Mania Virtual é a implantação do sistema completo de SAC, aprofundamento nos relatórios de gestão de fluxo de caixa e demonstrativos financeiros, além de implantação do módulo Livedash de indicadores para controle em tempo real via smartphone.
Em 2016 o Mania Virtual dobrou o faturamento em relação a 2015. O objetivo para este ano é, mais uma vez, multiplicar por dois os lucros do ano anterior, alcançar cada vez mais clientes e expandir a variedade de produtos, sempre visando a satisfação dos consumidores e a valorização da parceria com os fabricantes.
Sobre o Mania Virtual:
O Mania Virtual, site de vendas online comercializa, entre muitos outros itens, eletrônicos, informática, cine e foto e telefonia. Participa há 12 anos do mercado crescente de e-commerce no Brasil, sendo detentora dos prêmios “Loja mais Querida” pela E-bit, e “Evolução de Vendas” por Intelbras e Wallmart. O Mania Virtual também atua nos principais canais de venda online como Cnova (Via Varejo), loja oficial no MercadoLivre, B2W, Magazine Luiza, ZOOM e estão em integração com Buscapé, Ricardo Eletro e Amazon.
Sobre a DB1 Global Software:
A DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá – PR, atua há 17 anos no mercado de tecnologia da informação, com softwares e serviços de desenvolvimento para empresas de médio e grande porte. A DB1 é a única empresa de tecnologia do Brasil com certificação MPSBR nível A, possui certificação internacional CMMI-DEV nível 3 e figura há sete anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). Com o lema “Seu Futuro é o nosso compromisso”, a DB1 se compromete com entregas de impacto e com qualidade para transformar o futuro de empresas e pessoas.
Mais informações disponíveis em: http://db1.com.br/
Atendimento à imprensa:
Alessandra Neris (11) 99104-4938 – [email protected]
Ana Maria C. Garcia – Coordenadora de Marketing – (44) 3033-6300 – [email protected]
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo