book_icon

Conheça TinBot, o primeiro robô com IA para desenvolvimento de software

Robô desenvolvido pela DB1, tem atuação equivalente ao gerente de projetos ou líder técnico, cujo objetivo é melhorar a eficiência e desempenho das equipes de desenvolvimento de software
Conheça TinBot, o primeiro robô com IA para desenvolvimento de software

Imagine seu chefe apontando seus fracassos em algum projeto. Agora imagine um robô que lista os erros e apontam as soluções. Qual, na sua opinião, traria menos impacto emocional negativo? Se a sua resposta foi o robô, está alinhada aos preceitos da criação de TinBot, o primeiro robô com inteligência artificial desenvolvido pela DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá (PR).

Carismático, o robô possui seu próprio crachá e comandos descontraídos, como o de tocar música eletrônica em comemoração sempre que ouve o comando “é sexta-feira!”

Criado a partir da paixão por robótica e do desejo de aliar esta prática ao desenvolvimento de software de um dos seus colaboradores, Marco Diniz Garcia Gomes, o projeto foi iniciado em junho de 2016 pela área de inovação da DB1. O robô foi desenvolvido para exercer a função de Scrum Master que, em português seria o equivalente ao papel de gerente de projetos ou líder técnico, cujo objetivo é melhorar a eficiência e desempenho das equipes de desenvolvimento de Software.

A ideia do TinBot surgiu pelo fato de que uma máquina dando ordens e apontando erros causa menos impacto emocional negativo do que outro ser humano executando as mesmas ações. O TinBot é livre para cobrar a equipe com a firmeza necessária de um Scrum Master, sem causar antipatia.

O TinBot recebeu investimento inicial do SibratecShop (programa desenvolvido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Sebrae, Senai, CNPq e Finep. Com isso, obteve auxilio no desenvolvimento, recebendo subsídios para o protótipo, impressões 3D e supervisores de mecatrônica.

Recentemente, a DB1 criou um desafio de programação chamado “Ganhe um TinBot para sua equipe”. Trata-se de um programa de premiação onde duas equipes distintas serão premiadas com TinBots, de acordo com indicadores de resultados e performances dos times. A premiação acontecerá no dia do programador da DB1, previsto para 13 de setembro de 2017. Serão considerados apenas projetos de desenvolvimento.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.