book_icon

Conheça TinBot, o primeiro robô com IA para desenvolvimento de software

Robô desenvolvido pela DB1, tem atuação equivalente ao gerente de projetos ou líder técnico, cujo objetivo é melhorar a eficiência e desempenho das equipes de desenvolvimento de software
Conheça TinBot, o primeiro robô com IA para desenvolvimento de software

Imagine seu chefe apontando seus fracassos em algum projeto. Agora imagine um robô que lista os erros e apontam as soluções. Qual, na sua opinião, traria menos impacto emocional negativo? Se a sua resposta foi o robô, está alinhada aos preceitos da criação de TinBot, o primeiro robô com inteligência artificial desenvolvido pela DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá (PR).

Carismático, o robô possui seu próprio crachá e comandos descontraídos, como o de tocar música eletrônica em comemoração sempre que ouve o comando “é sexta-feira!”

Criado a partir da paixão por robótica e do desejo de aliar esta prática ao desenvolvimento de software de um dos seus colaboradores, Marco Diniz Garcia Gomes, o projeto foi iniciado em junho de 2016 pela área de inovação da DB1. O robô foi desenvolvido para exercer a função de Scrum Master que, em português seria o equivalente ao papel de gerente de projetos ou líder técnico, cujo objetivo é melhorar a eficiência e desempenho das equipes de desenvolvimento de Software.

A ideia do TinBot surgiu pelo fato de que uma máquina dando ordens e apontando erros causa menos impacto emocional negativo do que outro ser humano executando as mesmas ações. O TinBot é livre para cobrar a equipe com a firmeza necessária de um Scrum Master, sem causar antipatia.

O TinBot recebeu investimento inicial do SibratecShop (programa desenvolvido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Sebrae, Senai, CNPq e Finep. Com isso, obteve auxilio no desenvolvimento, recebendo subsídios para o protótipo, impressões 3D e supervisores de mecatrônica.

Recentemente, a DB1 criou um desafio de programação chamado “Ganhe um TinBot para sua equipe”. Trata-se de um programa de premiação onde duas equipes distintas serão premiadas com TinBots, de acordo com indicadores de resultados e performances dos times. A premiação acontecerá no dia do programador da DB1, previsto para 13 de setembro de 2017. Serão considerados apenas projetos de desenvolvimento.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.