book_icon

Startups de Canadá, França, Reino Unido e Suécia vencem a competição InnovatorsRace50, da Capgemini

A Capgemini, um dos líderes globais em serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anunciou os vencedores da InnovatorsRace50, competição mundial de startups criada pela companhia para reconhecer o potencial de projetos ou usos inovadores da tecnologia. Durante o concurso, que marcou a comemoração dos 50 anos do Grupo Capgemini, os vencedores superaram uma dura concorrência com cerca de mil participantes, provenientes de 37 países, inclusive do Brasil.

Ao longo dos últimos dois meses, dez finalistas se conectaram pessoalmente com mais de 200 especialistas da Capgemini em diferentes tecnologias e indústrias, aprofundando seus conhecimentos práticos e usufruindo dos ambientes de imersão de cinco dos Centros de Inovação (Applied Innovation Exchanges – AIEs)* do Grupo (localizados em Londres, Mumbai, Munique, Paris e São Francisco), bem como do campus da Universidade Capgemini (sediada em Chantilly, na França), para refinar diferentes elementos de seus projetos. Após uma exclusiva interação com o fundador da Blablacar, Frederic Mazzella, todas as startups participantes da competição tiveram a oportunidade de apresentarem seus discursos ao vivo, num palco, frente a uma grande audiência pública e a um júri, durante a última edição da conferência VivaTech, em Paris.

As startups vencedoras da competição e do Prêmio Serge Kampf de Empreendedorismo e Inovação, por categoria, foram:
• GovTech & Social Enterprises: Lili smart, de Lyon (França)
• FinTech & Mobility: Finn.ai, de Vancouver (Canadá)
• Consumers & Well-Being: Hippogriff, de Sundbyberg (Suécia)
• Digital Processes & Transformation: Cupris, de Londres (Reino Unido)
• Data & Security: Foxintelligence, de Paris (França)

Além de cada startup ter recebido um investimento equity free de 50 mil dólares, ter tido acesso a grandes oportunidades de networking, participado de eventos de tecnologia internacionais, acessado especialistas da indústria e se qualificado para se juntar ao ecossistema de parceiros da Capgemini, os vencedores ainda foram agraciados com o Prêmio Serge Kampf de Empreendedorismo e Inovação, entregue pelo neto do fundador do Grupo Capgemini e membro do júri da competição, Jean-Bastien Dussart.

“A qualidade dos competidores da InnovatorsRace50 foi excepcional e, em especial, entre os finalistas. O júri estava a procura de uma verdadeira engenhosidade e de evidências de uma oferta tangível, com potencial para renovar um setor; todas as startups finalistas demonstraram isso durante a jornada na InnovatorsRace50”, comenta Paul Hermelin, presidente e CEO do Grupo Capgemini. “Nosso Prêmio Serge Kampf de Empreendedorismo e Inovação foi criado para identificar empreendedores que podem não só agora, mas também ao longo dos anos, demonstrar sua paixão, motivação e excelência em inovação. É, portanto, com grande prazer e orgulho, que também vejo as startups vencedoras da competição recebendo o Prêmio, em nosso evento final da InnovatorsRace50”, complementa.

O júri foi composto por empresários, analistas de mercado, executivos de negócios, empresas de venture capital e jornalistas de todo o mundo. Entre eles: Paul Hermelin, presidente e CEO da Capgemini; Lanny Cohen, CTO Global da Capgemini; e Virginie Régis, diretora de Marketing e Comunicação do Grupo Capgemini; que foram acompanhados por Samuel Burke, correspondente de negócios e tecnologia da CNN; Jean-David Chamboredon, CEO e cofundador da ISAI; Jean-Bastien Dussart, neto do falecido Serge Kampf e fundador de uma startup de logística e transporte; além de Ryan Holmes, fundador e CEO da Hootsuite; e de Ray Wang, fundador e CEO da Constellation Research. A final foi organizada pela jornalista Nadia Charbit e por Emmanuel Lochon, da Capgemini. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook.

Os espectadores ainda poderão assistir a competição completa por meio da web série completa, a partir de 11 de setembro, pelo site www.innovatorsrace50.com. O InnovatorsRace50 foi desenvolvido em parceria com a série ‘Unicorns’, da CNN, que inclui uma classificação única das startups mais ativas e promissoras em 2017, avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares: a Unicorns List.

Declarações dos vencedores da competição InnovatorsRace50

Vincent Thery, cofundador da Lili Smart:
“A jornada de um empreendedor é difícil e agradeço por ter encontrado a Capgemini ao longo desse caminho. O prêmio está nos permitindo, hoje, lançar nossa solução no mercado. Não tenho palavras para explicar o quanto isso significa para nós. Fico feliz em pensar que Serge Kampf teria gostado de ver inovações disruptivas resolvendo problemas sociais globais e ainda ter a Capgemini envolvida nisso”.

Jake Tyler, cofundador e CEO da Finn.ai:
“A jornada inteira foi uma grande experiência para nós e estar em Paris com essas outras startups incríveis que fizeram parte da Inovadores Race foi uma maneira de reforçar esse aprendizado. A Inteligência Artificial trará um impacto transformador em como e onde as pessoas se relacionam com bancos; e estamos ansiosos para trabalhar com a incrível equipe da Capgemini, para ajudar instituições financeiras de todo o mundo a entregarem a próxima geração da experiência do cliente”.

Ali Mohammadi, cofundador e CEO da Hippogriff:
“Estamos extasiados e gratos pela Hippogriff AB ter sido reconhecida como uma das startups mais inovadoras do mundo! Este prêmio certamente contribuirá para a realização de nossa visão de salvar pelo menos um milhão de vidas por ano. Obrigado à Capgemini pelo voto de confiança”.

Helen Viatge, desenvolvedora de negócios e gerente de projetos da Cupris:
“Um enorme obrigado à Capgemini pelo significativo suporte, não apenas financeiro, mas também pelo apoio com as mentorias tão assertivas e profissionais. A Cupris se orgulha por ter vencido o desafio dos Processos Digitais e de Transformação e está, mais do que nunca, comprometida em tornar as comunicações de serviços de saúde mais simples e melhores em todo o mundo!”

Edouard Nattée, fundador e CEO da Foxintelligence:
“Muito obrigado à Capgemini por esta incrível jornada e pelas múltiplas oportunidades de engajamento interno e externo que experienciamos e pelas que ainda estão por vir. A Foxintelligence está absolutamente orgulhosa por ter participado da edição de aniversário desta competição”.

* Os Centros de Inovação Aplicada (Applied Innovation Exchange) da Capgemini atualmente incluem uma rede global de 10 espaços de inovação, conhecidos como “Exchanges”, onde organizações podem mergulhar na compreensão, experimentação e aplicação de todos os aspectos das tecnologias emergentes, bem como endereçar as disrupções de negócios que enfrentam em suas indústrias.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.