A Volvo Cars, por meio de Zenuity (joint venture formada com a Autoliv), firma parceria com a NVIDIA para desenvolver sistemas avançados para a próxima geração de veículos autônomos. Projeções da empresa indicam que a tecnologia, a ser incorporada em carros autônomos de Nível 4, esteja nas ruas até 2021.
A parceria usará a plataforma de computação de carros de IA da NVIDIA como base para seu trabalho. “A cooperação com a NVIDIA coloca a Volvo Cars, a Autoliv e a Zenuity à frente no desenvolvimento dos veículos com essa tecnologia”, afirma Hakan Samuelsson, presidente e CEO da fabricante sueca.
Jensen Huang, CEO da NVIDIA, diz que “a inteligência artificial é uma ferramenta essencial para resolver os desafios dos carros autônomos. Usamos como base nossa colaboração anterior com a Volvo Cars para criar veículos prontos que tornarão a condução mais segura, deixando as cidades mais verdes e reduzindo o congestionamento nas vias”.
Para Jan Carlson, CEO da Autoliv, “com a NVIDIA teremos acesso total à plataforma líder de computação de inteligência artificial para carros autônomos. A Autoliv, a Volvo Cars e a NVIDIA têm a mesma visão sobre o assunto. Esta cooperação promoverá nossos produtos a líderes no mercado”.
A parceria vai trabalhar para desenvolver sistemas que podem utilizar a aprendizagem profunda – uma forma de inteligência artificial – para reconhecer objetos em seu ambiente, antecipar ameaças potenciais e navegar com segurança.
Esses sistemas podem comparar a percepção situacional em tempo real com um mapa conhecido em alta definição, permitindo planejar uma rota segura e dirigir precisamente por essa rota, com ajustes às circunstâncias que podem mudar no momento. Estes sistemas também realizam outras funções essenciais, como a junção de imagens de câmeras para criar uma visualização completa em volta do carro.
A Zenuity fornecerá à Volvo Cars um software de condução autônoma. A Autoliv também venderá esse software usando sua ampla rede consolidada de vendas, marketing e distribuição.
Leia nesta edição:
CAPA | TELECOMUNICAÇÕES
A uberização das telecomunicações só acelera
MERCADO
Digitalização no setor público avança em múltiplas frentes
TECNOLOGIA
RFID no Brasil: os fornecedores dizem que agora vai
Esta é para você leitor da Revista Digital:
GESTÃO
As oportunidades para o canal com o trabalho híbrido
Baixe o nosso aplicativo