A mudança para negócios digitais com foco em dados está levando as empresas a criarem e reinventarem cargos, funções e tarefas voltadas especificamente para Data & Analytics. Segundo o Gartner, a transformação para uma empresa digital exige um novo perfil de executivos de dados. Entre eles estão o Chief Data Officer (CDO) e o Chief Analytics Officer (CAO), líderes de TI com foco em dados e em Analytics (por exemplo, executivos de business intelligence e gerenciamento de dados mestre), além de outros cargos dentro da empresa.
O objetivo principal desses executivos é explorar a análise de dados para gerar receita digital e oferecer suporte às melhorias operacionais para TI, marketing, gerenciamento de riscos, compliance, produção e finanças.
Segundo Joe Bugajski, Vice-Presidente Administrativo de Pesquisas em Data & Analytics do Gartner, o rápido crescimento no número de novos executivos demonstra como as organizações estão se adaptando às tendências do mercado e da tecnologia na mudança para negócios digitais.
“A tendência de novos cargos executivos mostra o uso estratégico de Data & Analytics para atingir prioridades fundamentais como receita digital, resultados mais eficientes e efetivos dos processos corporativos e tomadas de decisão e insights orientados pelas informações mais inovadores”, explica Bugajski.
Essa evolução da liderança de Data & Analytics dentro de todos os tipos de empresas – privadas, sem fins lucrativos e públicas – comprova seu compromisso em explorar fortes tendências, como algoritmos e Internet das Coisas (IoT).
Esses e vários outros desenvolvimentos e oportunidades de negócios decorrentes da análise de novas fontes de informação e tecnologias destacam a necessidade de novos cargos executivos que preencham o hiato entre a “empresa” e “TI” e que aproveitem melhor os dados para atingir os objetivos dos negócios digitais.
A nova realidade dos líderes de Data & Analytics é a evolução da terminologia, como o aprendizado de máquina, e metodologias como a modelagem preditiva, para refletir essas novas funções.
“Até recentemente, as empresas pensavam nos ‘dados’ como uma categoria inferior às ‘informações’. No entanto, felizmente, a diretoria, os CEOs e os altos executivos começaram a mudar esse pensamento. É cada vez maior o número de líderes de TI e de negócios que falam de ‘dados’ e de ‘gerenciamento de dados’ em vez de ‘informações’ e ‘gerenciamento das informações’ e que se referem a ‘Analytics’ e não a ‘business intelligence’”, comenta Bugajski.
Essas alterações graduais na terminologia, funções e cargos, junto com o surgimento de capacidades de TI bimodal e outros desenvolvimentos, fornecem uma ideia da abrangência e profundidade da mudança dentro das empresas que será associada à transformação para uma empresa digital como foco em dados.
Tecnologias novas e avançadas de Analytics estão em ascensão, como é o caso das análises preditiva e prescritiva, dos softwares de gerenciamento das decisões, das máquinas inteligentes, das aplicações para processamento do fluxo de eventos e das plataformas de inteligência operacional. Como resultado, a demanda por Analytics ultrapassou as comunidades de TI especializadas e está agora sendo liderada amplamente por unidades de negócios individuais.
“Chegou a hora de as organizações reconhecerem a necessidade de um novo tipo de líder, cientista, arquiteto e engenheiro de dados, junto com novos modelos organizacionais e aplicações e infraestruturas mais modernas. A abrangência e a profundidade desse desafio exigem líderes que possam atuar como os principais agentes da mudança. Eles precisarão orientar a criação de um conjunto coeso de capacidades relevantes para a empresa em todos os canais, fontes e usos do conhecimento para maximizar os investimentos nesses dados e aproveitar a nova economia da informação”, afirma Bugajski.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo