book_icon

Cloud e virtualização: o caminho do sucesso nos novos modelos de trabalho

Já faz um tempo que a nuvem deixou de ser um assunto limitado ao departamento de TI. CEOs e CFOs estão tentando entender quando a gente vai mudar e como será essa mudança. Eles querem ter certeza que essa oportunidade não vai passar sem ser avaliada. A adoção da cloud pelas empresas brasileiras é uma realidade consolidada, especialmente porque hoje vemos um uso mais nobre da nuvem nos negócios: o que antes servia meramente como um serviço de armazenamento, um backup de dados, hoje é um forte aliado na otimização da infraestrutura de tecnologia das organizações recebendo assim cargas que demandem processamento.

Todo este movimento em relação a nuvem, aquece também a discussão sobre virtualização, já que melhora a performance, altera o fator de imobilização do investimento, ao mesmo tempo que oferece a possibilidade de ampliar a infraestrutura instantaneamente, quando necessário. As ferramentas de trabalho (ERP, CRM, desenvolvimentos dedicados etc.) serão executadas na nuvem, e a virtualização garante um acesso mais eficiente e seguro em qualquer dispositivo: smartphones, tablets ou notebooks, não importando o sistema operacional, seja Windows, iOS ou Android. Apoiados nos dois conceitos, os colaboradores estão aptos a trabalhar com produtividade onde quer que estejam, acessando todas as aplicações que precisam.

A oportunidade de realizar as funções remotamente traz benefícios à produtividade e aumento da qualidade do trabalho realizado, além de contribuir para a retenção de talentos. Com as dificuldades que muitos enfrentam, especialmente nos centros urbanos, como trânsito e transporte público ineficiente, esta flexibilidade é muito bem-vinda. Além disso, ter a possibilidade de trabalhar à distância proporciona satisfação pessoal e profissional, uma vez que gera motivação para os colaboradores produzirem mais felizes em locais que consideram inspiradores. Outra vantagem refere-se ao fator econômico. Com espaços empresariais cada vez mais caros, a utilização deles de forma inteligente, gera vantagens significativas aos negócios.

As tecnologias de cloud e virtualização possibilitam o acesso seguro a esse novo mundo móvel e conectado.  Além disso, em paralelo à toda a discussão tecnológica, estamos prestes a enfrentar uma grande reforma nos direitos dos trabalhadores e que contempla regulações sobre o trabalho remoto. Pelo menos, a parte de infraestrutura para permitir este novo modelo de trabalho já existe, é segura e viável.

Enfim, seja para atender às demandas de tecnologia ou para se adequar às novas formas de trabalhar, a virtualização chegou para resolver as questões dos CTOs, CEOs, CFOs e, especialmente, dos colaboradores, mostrando-se a solução ideal para reduzir custos, garantir controle e segurança e propiciar flexibilidade.

 

*Luis Banhara é diretor-geral da Citrix no Brasil

Citrix

Cloud

Virtualização

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento