book_icon

Watson permite conversa com personagens de Dom Casmurro no Itaú Cultural

Obra de Machado de Assis é interpretada por aplicação tecnológica desenvolvida com inteligência artificial
Watson permite conversa com personagens de Dom Casmurro no Itaú Cultural

Quais perguntas você faria aos personagens de Dom Casmurro, uma das obras de literatura mais lidas no país? De 08 de junho a 06 de agosto, uma obra de arte computacional desenvolvida pela IBM, usando recursos de computação cognitiva, permite ao público interagir com Capitu, Bentinho e Escobar. A experiência interativa figurará entre as 10 obras que serão apresentadas na mostra Consciência Cibernética [?], realizada no Itaú Cultural, em São Paulo, até 13 de agosto.

A plataforma de computação cognitiva da IBM, Watson, foi utilizada para transformar os diálogos dos livros em conversas interativas com as personagens

Intitulada “Café com os Santiagos”, o projeto faz alusão ao sobrenome do protagonista Bento de Albuquerque Santiago (Bentinho) e recria, por meio de recursos de inteligência artificial, uma conversa entre o público da exposição e os três principais personagens do livro. Na prática, o visitante pode participar de ‘um café’ com Capitu, Betinho e Escobar e fazer perguntas a cada um deles através de um tablet. Cada questionamento é respondido usando trechos de diálogos da obra projetados na mesa usando recursos de animação.

A plataforma de computação cognitiva da IBM, Watson, foi utilizada para transformar os diálogos dos livros em conversas interativas com as personagens, ajudando o público a entender a obra de Machado de Assis por um ângulo totalmente novo e divertido. Exatamente por isso, o cenário da mesa de café da tarde inclui um jogo de chá, chapéus, toalhas de crochê e outros detalhes cenográficos que representam o período em que a obra foi escrita.

Machado de Assis é reconhecido pela construção de prosa e diálogos de grande sutileza, e Dom Casmurro (publicado em 1899) é considerado por muitos o melhor exemplo da literatura clássica brasileira. Em “Café com os Santiagos”, o formato de diálogo interativo, possibilitado pelos recursos de inteligência artificial, revela ao público vários elementos da complexidade Machadiana, incluindo a ambiguidade e a ironia característicos do autor, e materializa o mistério da história de Capitu.

“Este projeto explora de maneira inovadora o papel de plataformas como o Watson, que é o de ajudar seres humanos a extrair valor da enorme quantidade de informações que os cerca. A novidade desta aplicação é que uma conversa com múltiplos agentes de inteligência artificial ao mesmo tempo, o que vai ser a característica marcante da segunda onda de chatbots. Hoje, chatbots respondem perguntas e ajudam a realizar serviços simples, mas sempre de forma individual. No futuro vamos interagir com vários chatbots ao mesmo tempo, colaborando no processo de tomada de decisões como se estivéssemos em uma reunião.”, diz Claudio Pinhanez, líder de tecnologias de conversação do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil.

A obra interativa foi criada pelo executivo juntamente com Heloisa Candello, pesquisadora e designer do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil e o produtor e criador em artemídia, Paulo Costa. O projeto foi construído na plataforma de desenvolvimento de aplicações na nuvem, IBM Bluemix e utiliza os serviços de Watson Conversation, Watson Tone Analyzer e Watson Text-to-Speech. A aplicação permite a conversa entre os personagens e os visitantes, detecta a emoção nas perguntas realizadas e torna a obra acessível a portadores de deficiência visual com auxílio dos serviços de conversão de texto em fala por meio de um chatbot que roda em um tablet.

IBM Watson: plataforma cognitiva para negócios

O Watson representa a nova era da computação, no qual os sistemas compreendem o mundo de modo mais similar aos humanos: por meio de sentidos, aprendizagem e experiência. O Watson aprende continuamente por meio de interações prévias, ganhando em valor e conhecimento ao longo do tempo.

Como parte da estratégia da IBM para acelerar o crescimento da computação cognitiva, o Watson está aberto para o mundo, permitindo que desenvolvedores, estudantes, empresários e entusiastas técnicos possam explorar a mais avançada e diversa plataforma de computação cognitiva disponível atualmente para negócios. As soluções do Watson estão sendo construídas, utilizadas e empregadas em mais de 45 países, em 20 diferentes tipos de indústrias.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.