Como responsáveis pela mudança da empresa para um modelo de negócios com foco em dados, os Chief Data Officers (CDOs) devem estimular uma cultura de maior utilização de dados na tomada de decisão, operações e comportamento dos funcionários. Segundo o Gartner, para promover a mudança para uma cultura com foco em dados, o CDO precisa provar sua liderança em três áreas essenciais de influência: valor para o negócio, mudança cultural e ética.
“Influenciar a mudança de cultura exige um CDO que leve o engajamento com stakeholders a um nível humano. É preciso considerar os desejos e motivações da empresa, o potencial impacto das circunstâncias sobre as pessoas e entender as amplas expectativas de um ecossistema mais abrangente”, explica Alan Duncan, Diretor de Pesquisas do Gartner.
Em geral, a demanda por dados de um negócio é comunicada mais claramente do que os possíveis resultados de sua análise. Isso representa uma excelente oportunidade para o Chief Data Officer identificar e comunicar o valor dos dados para a empresa.
O CDO deve definir os objetivos de investimento com a meta de alcançar os melhores resultados decorrentes do maior envolvimento do cliente, do uso de Analytics otimizado e de ecossistemas e modelos de negócios mais abrangentes. Analistas do Gartner debaterão na Conferência Gartner Dados & Analytics, que acontece em São Paulo nos dias 20 e 21 de junho, as formas como o CDO pode identificar e comunicar o valor dos dados para a empresa, como avaliar o valor dos ativos de informação, criar e fazer a manutenção constante de um catálogo de informações e também atuar como um catalisador das mudanças para o modelo de negócio.
A cultura de uma empresa é fundamentada no que as pessoas acreditam e sentem, então o CDO não pode exigir simplesmente que os funcionários “mudem sua cultura”. Em vez disso, é necessário fazer com que eles acreditem que é preciso acontecer uma mudança cultural e ajudá-los a criar e internalizar um sistema de crenças alternativo que produza um novo conjunto de comportamentos.
“Tentar implementar novos comportamentos e medidas sem estar atento à cultura subjacente é contraproducente e faz com que até mesmo as pessoas bem-intencionadas voltem a adotar antigos hábitos indesejados nos períodos de maior pressão e incerteza”, explica Duncan. “Como algo que os membros de uma organização precisam fazer coletivamente, a transformação substancial de uma empresa tem início com a cultura, que envolve uma linguagem comum sobre como as informações são administradas e utilizadas.”
O Chief Data Officer pode influenciar uma mudança cultural seguindo alguns passos que facilitam o desenvolvimento dessa linguagem comum, como ser explícito sobre a forma como as informações influenciam diferentes estilos de tomadas de decisão, ser claro sobre como os públicos se engajam com os dados, articular resultados mensuráveis decorrentes das iniciativas de Data & Analytics, além de informar como os dados influenciam as práticas de trabalho.
Já as implicações associadas às tomadas de decisão dentro da organização podem ter um alcance bem maior, incluindo gerar consequências muito sérias. É por isso que o CDO precisa assumir a liderança e garantir que qualquer consideração ética relacionada a Data & Analytics seja observada e resolvida. É preciso definir um código de conduta com relação a Data & Analytics, encontrar um equilíbrio entre os benefícios gerados para a empresa e os possíveis riscos à privacidade e elaborar Analytics considerando a confiabilidade.
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