book_icon

A Empresa Inteligente: o amanhã chegando cada vez mais rápido

*Por Vanderlei Ferreira, diretora geral da Zebra Technologies Brasil

Junho 2017 – Os primeiros sinais da “Quarta Revolução Industrial” já estão por aí, com o fim dos limites entre os mundos físico e digital e os benefícios da conectividade móvel onipresente acelerando a adoção da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). As previsões sugerem que a IoT terá impacto sobre nossas vidas, governos, empresas e instituições do mesmo modo que o uso do vapor para gerar energia, a descoberta da eletricidade e a era do computador afetaram as gerações anteriores à nossa. Em outras palavras, a IoT vai transformar – e já está começando a fazer isso – o mundo que nos rodeia de forma a produzir impactos sobre nosso cotidiano.

IoT produz empresas inteligentes
Os consumidores já estão preparados para a IoT – comprando ansiosamente produtos inteligentes e conectados, como máquinas de lavar e termostatos. No entanto, o que muitos não percebem é que a IoT já está gerando impactos e remodelando o universo empresarial, produzindo empresas mais inteligentes em vários setores e mercados, independentemente de seus tamanhos.

Seguem alguns exemplos de organizações que estão se tornando mais inteligentes e explorando o poder da IoT para transformar suas operações de negócios:

• Varejo: Em média, apenas 65% dos estoques administrados por meio de software de gestão dos lojistas estão corretos. Avanços tecnológicos em áreas como visão por computador, RFID e aprendizagem automática estão possibilitando um rastreamento mais preciso ao permitir que os estoques sejam “vistos” e estejam conectados, em vez de serem simplesmente gerenciados manualmente.
• Transporte e Logística: Pesquisas mostram que, em média, caminhões de carga poderiam transportar 30% a mais de carga do que é realizado hoje em dia. Usando dados coletados nas portas das docas em conjunto com dispositivos móveis e software de análise de cargas, gerentes de armazéns e plataformas podem agora contar com uma visão em tempo real de cada veículo de transporte para garantir que seus carregamentos usem seu pleno potencial e otimizem as entregas.
• Manufatura: No mundo on-demand de hoje, os consumidores esperam tempos de entrega menores e, por outro lado, cresce o número de entregas. Dispositivos móveis e soluções de IoT estão permitindo que os armazéns atendam a essa demanda de forma mais eficiente, pontual e sem problemas.
• Saúde: Oferecer tratamento adequado para os pacientes é um desafio constante, mas contando com tecnologias inteligentes e não invasivas, as instituições de saúde podem agora fazer um acompanhamento correto da condição de saúde dos pacientes, em tempo real, de forma a fornecer os cuidados necessários de uma forma melhor e mais rápida.

E isso é apenas o começo…

A promessa das empresas inteligentes
Graças às soluções IoT, veremos em breve o dia em que um cliente escolherá uma camisa na prateleira e a comprará por meio de seu smartphone, sem esperar na fila para pagar.

Na área da saúde, wearables e sensores transmitirão automaticamente dados sobre suas condições físicas para os médicos, eliminando a necessidade de inserir as informações manualmente em um sistema. Isso diminuirá o número de visitas ao consultório e liberará o médico para passar mais tempo com cada paciente.

Da perspectiva da manufatura, com o surgimento das impressoras 3D, viveremos em breve em um mundo em que o cliente poderá solicitar, e o caminhão de entrega fará sua impressão enquanto estiver se encaminhando para a casa do cliente.

Até mesmo o setor de entretenimento está mudando. A NFL está colocando sensores nas ombreiras de cada jogador para controlar os movimentos e gerar estatísticas em tempo real. O resultado: uma análise em tempo real de elementos como velocidade, ângulo, aceleração, desaceleração – dados nunca antes vistos durante as partidas dessa liga que ocorrem desde a metade do século XIX.

Empresas de todas as partes do mundo transmitirão dados dinamicamente para sua força de trabalho em tempo real. Você será capaz de conduzir suas operações na mesma velocidade que puder coletar dados. Você tomará decisões em tempo real. Você terá visibilidade sobre as coisas que estiverem realmente acontecendo à medida que elas acontecerem e poderá reagir em tempo real.

A nova realidade é que o acesso a dados em tempo real – de pessoas, processos, dispositivos e sensores conectados à Internet – vai revolucionar o modo como interagimos uns com os outros e com o mundo.

O poder das parcerias
Para se manter à frente no presente e se preparar para o futuro, as empresas devem descobrir como conectar e gerenciar esses dispositivos e como aproveitá-los para gerar benefícios para os processos de negócios e criar novas experiências para funcionários, clientes, parceiros e todas as partes interessadas.

Essa fórmula começa por soluções que recebem dados de dispositivos como computadores portáteis e impressoras, coisas incluindo pacotes se movimentando, por exemplo, em uma cadeia de suprimentos, e ambientes como armazéns, quartos de hospital ou lojas de varejo. Dados operacionais provenientes desses ativos, com informações sobre status, localização, utilização e preferências, são então analisados para fornecer insights práticos. Esses insights podem ser levados à pessoa certa e no momento certo para que ela possa colocá-los em prática e tomar decisões melhores e mais oportunas em qualquer lugar e a qualquer momento. Esses dispositivos mais inteligentes vêm acompanhados de coisas e ambientes mais inteligentes, abrindo caminho para que as empresas possam inovar independentemente de seu setor de atividade.

Apesar do potencial da IoT, a criação de um cenário de empresas mais inteligentes não pode ser feita por um ou alguns inovadores. Isso vai exigir que empresas de todos os setores e tamanhos se reúnam e se associem com fornecedores, governos, clientes e instituições acadêmicas para desenvolver práticas e orientações acordadas e comuns para que todas possam conectar-se entre si e tornar-se mais inteligentes.

Por meio do poder dessas parcerias, poderemos construir uma infraestrutura inteligente para cidades, indivíduos e empresas. Ficar paralisado não será uma opção.

Sobre a Zebra Technologies
Zebra (NASDAQ: ZEBRA) faz negócios inteligentes e conectados como o mundo em que vivemos. As soluções de monitoramento e de visibilidade da Zebra transformam o físico para o digital, criando fluxos de dados que as empresas precisam para agilizar as operações, saber mais sobre seus negócios e capacitar sua força de trabalho. Para obter mais informações, visite www.zebra.com.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.