book_icon

Watson for Oncology tratará pacientes com câncer

Hospital do Câncer Mãe de Deus será a primeira instituição da América do Sul a usar o serviço em nuvem da IBM
Watson for Oncology tratará pacientes com câncer

O Hospital do Câncer Mãe de Deus, referência em tratamento oncológico na região Sul do País, localizado em Porto Alegre, será a primeira instituição de saúde da América do Sul a utilizar inteligência artificial como integrante tecnológico para identificar opções de tratamento para pacientes com câncer. A instituição passa a contar com o Watson for Oncology, solução que fornece aos médicos alternativas baseadas em evidências científicas mundiais. A plataforma de computação cognitiva em nuvem aponta tratamentos individualizados e orientados ao perfil de cada paciente diagnosticado com câncer.

Watson for Oncology foi inicialmente treinado pelo Memorial Sloan Kettering Center (MSK) – um dos mais importantes centros de estudos sobre o câncer no mundo

Na prática, o médico incluirá no sistema as informações clínicas do paciente, com o seu histórico e resultados de exames. Com esses dados, a solução irá auxiliá-lo a reunir informações específicas para o tratamento do paciente. O Watson for Oncology informa a relevância de cada tratamento identificado e fornece links de apoio para cada alternativa, indicando aos oncologistas quais são as opções de tratamento, medicamentos e possíveis efeitos colaterais, o que oferece um atendimento mais personalizado e produtivo, aumentando o tempo de interação entre o médico e o paciente.

No fim do processo, o médico é responsável por tomar a melhor decisão fundamentada em todas essas informações geradas pelo Watson for Oncology, podendo também dar o seu feedback em relação ao conteúdo disponibilizado pela plataforma para auxiliar no seu desenvolvimento.

Watson for Oncology foi inicialmente treinado pelo Memorial Sloan Kettering Center (MSK) – um dos mais importantes centros de estudos sobre o câncer no mundo, sendo atualmente beneficiado por um processo de treinamento colaborativo com centenas de médicos oncologistas. O sistema utiliza como base evidências científicas mensalmente atualizadas e classificadas por ordem de relevância por médicos usuários da plataforma no mundo todo. A solução colaborativa possui mais de 15 milhões de conteúdos científicos, incluindo cerca de 200 textos médicos e 300 artigos.

“Um dos propósitos do Hospital do Câncer Mãe de Deus é oferecer para os seus pacientes toda a gama possível de alternativas de tratamento. O Watson for Oncology integra-se ao trabalho de nossos oncologistas, possibilitando maior acesso à informação curada e qualificando as decisões dos médicos”, afirma o diretor do Hospital do Câncer Mãe de Deus, Dr. Carlos Barrios.

A capacidade de aprendizagem da plataforma Watson for Oncology permite que ela seja aprimorada continuamente com a contribuição dos oncologistas que a utilizam ao longo do tempo. Além disso, faz com que o médico se mantenha atualizado sobre todas as evidências científicas relacionadas ao caso específico do paciente. Atualmente, cerca de 50 mil trabalhos de pesquisas oncológicas são publicados por ano. Estudos estimam que a informação médica do mundo irá dobrar a cada 73 dias a partir de 2020, tornando quase impossível que qualquer profissional de saúde se mantenha atualizado sem o auxílio da plataforma cognitiva.

“A intenção é que o Watson for Oncology democratize o acesso ao crescente conhecimento sobre câncer disponível atualmente”, diz o executivo de vendas da IBM Watson Health no Brasil, Eduardo Cipriani. Para nós, é uma honra trabalhar com organizações de saúde, como o Hospital do Câncer Mãe de Deus, para empoderar os oncologistas e tornar a medicina mais participativa.

Hospital Mãe de Deus

IBM

Inteligência Artificial

Tratamento Câncer

Watson

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

TECNOLOGIA

A um clique das melhores tecnologias

Leia nessa edição sobre carreira

CUSTOMER EXPERIENCE

Cliente no centro de tudo

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Serviços de impressão turbinados

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

Cabeça de papel sobrevive no mundo digital

Maio| 2021 | #46 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento