book_icon

Red Hat turbina estratégia de cloud com aquisição da Codenvy

Com anúncio, companhia adiciona ferramentas e espaços de trabalho conteinerizados baseados no Eclipse Che ao seu portfólio de desenvolvimento de aplicativos
Red Hat turbina estratégia de cloud com aquisição da Codenvy

A Red Hat, fornecedora mundial de soluções de software open source, anuncia a assinatura de contrato definitivo para aquisição da Codenvy, fornecedora de ferramentas de desenvolvimento nativas de cloud que possibilitam que os desenvolvedores criem, com mais facilidade, aplicativos modernos e baseados em container.

À medida que mais organizações de TI optam pela entrega contínua com DevOps e containers para acelerar a oferta de modernos aplicativos nativos de cloud, os desenvolvedores passam a buscar novas ferramentas, como a da Codenvy

Ao adicionar a Codenvy a seu portfólio de ferramentas de desenvolvimento e de plataformas de aplicativos – que inclui Red Hat JBoss Middleware e Red Hat OpenShift –, a companhia segue com seus esforços para oferecer soluções que possibilitem a criação de aplicativos para ambientes de cloud híbrida. A Red Hat planeja que a Codenvy seja parte integral do OpenShift.io, o recém-anunciado ambiente de desenvolvimento para a construção de serviços de cloud híbrida no OpenShift.

Os engenheiros de software gastam cada vez mais tempo em questões administrativas e em outras tarefas, como o gerenciamento de ambientes, do que em codificação. Ainda, geralmente os desenvolvedores trabalham em diversos projetos ao mesmo tempo, em diferentes linguagens de programação. À medida que mais organizações de TI optam pela entrega contínua com DevOps e containers para acelerar a oferta de modernos aplicativos nativos de cloud, os desenvolvedores passam a buscar novas ferramentas – como a Codenvy – que permitam a construção de aplicativos complexos com mais rapidez e menos inconsistências entre os ambientes.

Fundada em 2013, a Codenvy é a primeira companhia com oferta baseada em Eclipse Che, reconhecido ambiente de desenvolvimento integrado (IDE, Integrated Development Environment) de cloud open source e servidor que provê espaço de trabalho para o desenvolvedor. A Codenvy combina tempo de execução, projetos e IDE em uma ferramenta nativa de cloud que permite que diversos profissionais colaborem no mesmo ambiente. Os espaços de trabalho universais portáteis da Codenvy e o IDE de cloud superam os desafios de configuração e de compartilhamento gerados por espaços de trabalho de hosts locais, viabilizando contribuições a um projeto sem a necessidade de instalação de software.

A solução da Codenvy é executada em containers Linux leves, o que provê a inicialização instantânea e a oferta de escalabilidade elástica para a construção e a execução de milhões de espaços de trabalho. Os ambientes conteinerizados da Codenvy são facilmente acessados por meio de um navegador, sem a criação, a manutenção e o gerenciamento de ambientes de desenvolvimento.

A Codenvy e a Red Hat já vinham trabalhando juntas para ajudar os desenvolvedores a acelerarem o desenvolvimento de aplicativos nativos de cloud. No ano passado, ambas as empresas e a Microsoft anunciaram um esforço colaborativo para oferecer uma maneira comum de integrar linguagens de programação a editores de código e IDEs. O objetivo do protocolo era aumentar a flexibilidade e a produtividade do profissional ao proporcionar uma rica experiência de edição dentro de uma variedade de ferramentas para diferentes linguagens de programação.

Em 2016, a Red Hat também se uniu à comunidade Eclipse Che, acrescentando colaboradores e committers focados em melhorar os tempos de execução do espaço de trabalho, oferecendo suporte para orquestração e composição de formatos e, ainda, aprimorando o ciclo de vida de edição, construção e teste das imagens de containers de dentro do IDE. Além disso, a Codenvy já está integrada ao Red Hat OpenShift – premiada plataforma de aplicativos de container – para simplificar o desenvolvimento, a correção de bugs e a implantação de aplicativos.

Com a aquisição, a Red Hat planeja que o Eclipse Che e os aprimoramentos da Codenvy sejam centrais para sua estratégia de ferramentas, ampliando e integrando a tecnologia de gerenciamento de espaço de trabalho entre as ferramentas e plataformas. O OpenShift.io, que inclui o Eclipse Che, oferece as ferramentas de desenvolvimento de aplicativos e os ambientes necessários para ajudar as organizações a se manterem relevantes em um mercado digitalmente transformador. O OpenShift.io foi projetado para permitir que as equipes de desenvolvimento, estejam elas trabalhando no mesmo prédio ou do outro lado do mundo, colaborem de forma mais eficaz e criem soluções conteinerizadas baseadas em microsserviços, implantadas em ambientes de cloud híbrida.

Craig Muzilla, vice-Presidente Sênior para Negócios de Plataformas de Aplicativos da Red Hat avalia que graças ao crescente movimento em direção à transformação digital e ao uso de plataformas de tecnologia, incluindo aplicativos, como uma vantagem de negócios estratégica, a função de desenvolvedor é mais importante do que nunca. “Contudo, a inovação acelerada por meio de desenvolvimento ágil exige novas abordagens e ferramentas. É com grande satisfação que acrescentamos os espaços de trabalho e as ferramentas de desenvolvimento nativos de cloud da Codenvy ao já amplo portfólio de soluções da Red Hat para a construção de aplicativos modernos e nativos de cloud, a fim de ajudar os desenvolvedores a terem ainda mais sucesso”.

Tyler Jewell, fundador e CEO da Codenvy e Líder do Projeto Eclipse Che, completa que os espaços de trabalho em cloud facilitam a contribuição com projetos de software. “É um conceito simples que promoveu o crescimento do codenvy.io e do Eclipse Che de open source. Nossa abordagem de desenvolvimento baseada em container se alinha ao foco da Red Hat em aprimorar os recursos de segurança, confiabilidade e desempenho de suas ofertas de container. Nossa integração com a companhia abre a oportunidade de ampliarmos nosso alcance entre os desenvolvedores, proporcionando-lhes as ferramentas corretas para a construção de aplicativos conteinerizados de dentro de seus navegadores da web”.

A transação está sujeita às condições habituais de fechamento e não deverá causar impacto relevante no direcionamento da Red Hat para o primeiro trimestre fiscal, a ser encerrado em 31 de maio de 2017, ou ano fiscal, a ser encerrado em 28 de fevereiro de 2018.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.