book_icon

Votorantim Metais investe em IoT em minas de Vazante (MG)

Companhia possui projetos associados ao Plano Diretor de Automação e Informação (PDAI), que inclui Internet das Coisas
Votorantim Metais investe em IoT em minas de Vazante (MG)

Nortear de forma estruturada e com visão de longo prazo as ações de automação para tornar operações mais seguras, mais produtivas e mais competitivas em custos. Esse foi o objetivo da Votorantim Metais ao determinar investimentos em tecnologias de IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês). A companhia, segundo Marco Henrique Carrete, gerente de automação da Votorantim Metais, possui vários projetos associados ao Plano Diretor de Automação e Informação (PDAI). No caso específico de Vazante e demais minas, o projeto faz parte do Programa Digital Mining, que é um capítulo desse plano.

“A crise econômica mostrou a importância da busca por eficiência e as empresas brasileiras estão se modernizando para atingir um nível de excelência que permita aumentar a competitividade”, Marco Henrique Carrete

O conceito de IoT foi utilizado em alguns processos, como por exemplo, flotação, preparação e dosagem de reagentes, perfuratrizes, monitoramento preditivo de ativos de metalurgia e mineração, detonação remota. Segundo a empresa, alguns testes ainda estão em curso e outros em fase de validação de resultados.

“Podemos dizer que a IoT é hoje a principal ferramenta para mudarmos a forma de operarmos com foco em excelência operacional”, explica Carrete. Segundo ele, a IoT oferece uma vantagem considerável por permitir uma maior estabilidade na operação, confiabilidade nas informações e segurança. “O monitoramento em tempo real permite ajustes quase instantâneos na quantidade de reagentes e insumos utilizados no beneficiamento e recuperação do minério, além de otimizar ciclos de mina e aumentar nossa produtividade. Isso melhora a eficiência operacional porque reduz gastos desnecessários ao mesmo tempo que mantém a regularidade dos processos”, aponta.

Embora não divulgue cifras, Carrete explica que a Votorantim Metais investiu em equipamentos e na especificação de soluções para atender às necessidades de produção. O executivo pontua que a mineração trabalha com quantidades de material contados em milhares de toneladas. As taxas de recuperação, rendimento e consumos específicos têm um papel primordial nos resultados, por isso a importância do projeto para a empresa.

No caso específico da mineração, por ser uma indústria de base extremamente intensiva, a implantação da IoT segue em ritmo mais adequado às características do setor, mas é um tema central na área de inovação das empresas.  “A crise econômica mostrou a importância da busca por eficiência e as empresas brasileiras estão se modernizando para atingir um nível de excelência que permita aumentar a competitividade. Alguns setores saíram na frente e estão em um estágio de desenvolvimento mais adiantado. Há que se levar em consideração os déficits de infraestrutura existentes no interior do país para uma proliferação em massa dessa tecnologia”, ressalta.

Fomento à inovação

Há cerca de cinco anos, a companhia criou uma diretoria de inovação, que reúne todas as áreas da organização. e tem como objetivo ser um centro de pesquisa para capturar insights e tendências in loco. A Votorantim Metais também tem parceria com universidades como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para, em linha com a academia, levar inovações para a companhia.

Nesta primeira etapa, oito projetos de startups foram aprovados no programa Mining Lab,  iniciativa da Votorantim Metais para apoiar empreendedores a desenvolver inovações tecnológicas para a indústria da mineração e metalurgia. O programa foi lançado em novembro e recebeu a inscrição de 115 projetos nas áreas de nanotecnologia e energias renováveis.

Inovação

IoT

Votorantim Metais

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento