Orkut, um visionário em redes sociais, fala sobre comportamentos virtuais que levam ao desgaste e como evitá-los
Se tem alguém que entende de redes sociais há muito tempo é Orkut Buyukkoten, criador da rede social orkut.com, pioneira, ela foi a primeira de muitos internautas e que deixou saudades pelo clima único de humor e diversão.
Hoje o executivo analisa as redes sociais com uma visão crítica, observando além dos benefícios, como elas nos afetam negativamente. Para ele, é preciso rever a forma de se relacionar nestes espaços e buscar alternativas para não cair em tristeza, irritação e solidão. Confira algumas dicas do especialista para viver melhor nas redes sociais.
Seja verdadeiro
“Nós passamos impressões falsas de nós mesmos e tentamos provar que estamos ótimos. Estamos nos tornando mais e mais inseguros e isolados à medida que gastamos nosso tempo online” explica Orkut. Para ele, é hora de evitar postagens superficiais e procurar espaços seguros em que possamos falar abertamente como nos sentimos e em que tenhamos liberdade de sermos autênticos.
Evite extremismos
Orkut afirma que há muito ódio nas plataformas, ainda mais com o avanço de racismo, homofobia e xenofobia pelo mundo. “Extremismo sempre esteve por perto, mas agora é mais fácil ficar exposto a isso”, explica. Por isso, o melhor é deixar de seguir perfis que defendam posições extremistas, evitar compartilhar conteúdo que tem essa finalidade e buscar sempre conhecer e conviver com todos os lados de uma questão, praticando a diplomacia.
Cuidado com o que compartilha
Em interações presenciais, para evitar desconfortos, as pessoas tendem a ser mais cuidadosas em como falam sobre algo ou como defendem suas opiniões. Mas nas redes, segundo Orkut, é muito fácil espalhar medo, ódio e raiva, porque o ambiente virtual torna as coisas mais aceitáveis. “Frequentemente temos medo do que não conhecemos e odiamos o que não entendemos. A internet transborda o melhor e o pior das pessoas”. Então, para se prevenir de passar nervoso e até de se prejudicar emocionalmente, cuidado com suas postagens, interações e respostas que dá a amigos e conhecidos. A dica é ler e reler, certificando-se de não ofender ninguém ou trazer sentimentos de medo e opressão.
Evite o bullying
Pode parecer inofensivo comentar em uma foto fazendo uma brincadeirinha ou enviar emotions ou símbolos que tiram sarro de alguém, mas isso pode incomodar e até mesmo magoar e de verdade. É importante perceber que nenhuma brincadeira é inofensiva quando atinge os sentimentos de alguém. “As mídias sociais deixaram o bullying mais fácil, porque é mais simples intimidar alguém e não ter consequências”, ele diz.
Lembre-se de seus valores
Com tanta informação e tanta velocidade corremos o risco de nos perder nas redes sociais, nos esquecendo do que realmente importa. Para Orkut, estamos vivendo um momento de “chamado” para levar a sociedade online de volta às raízes offline. “É muito importante manter nossos valores centrais e trazê-los de volta para nossa geração, para a família, amigos e comunidade”. Conecte-se com quem realmente importa e fale sobre o os sentimentos que têm por eles. Para Orkut, se soubermos usar, as redes sociais valem muito a pena: “Eu acredito que 99% da humanidade precisa se conectar mais. Redes sociais introduzem um incrível potencial de conhecer pessoas que você nunca conheceria em sua vida”.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo