book_icon

Perol implanta rastreabilidade de produtos e aumenta controle de estoque em 40% com solução de gestão da Jiva

Com o ERP Jiva, empresa do setor químico consegue rastrear mercadorias para atender às exigências de segurança e governança do setor

Especializada em produtos de limpeza e acessórios para higienização, a Perol, baseada na cidade de Ribeirão Preto (SP), precisava implantar rastreabilidade e aumentar o controle sobre os produtos químicos comercializados, das matérias-primas para produção até a entrega das mercadorias. Por isso, a empresa apostou na oferta da Jiva, especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas.

Com o projeto, a Perol aumentou em 40% o controle da área de estoque, responsável pelo rastreamento dos produtos. “A solução da Jiva também nos possibilitou atingir um nível de excelência no rastreamento, no qual identificamos os componentes no inventário da fábrica e inclusive nos lotes das matérias-primas dos produtos já entregues – processos que não existiam antes da Jiva”, explica Giuliano Verola, analista de sistemas da Perol.

Conforme Verola, dessa forma a Perol eliminou o problema das informações do inventário da fábrica – como a quantidade de componentes utilizados na produção do dia – não baterem com os dados do estoque, porque falta algum material, por exemplo. Ou ainda, no caso de precisarem fazer recall de determinada entrega, o produto pode ser identificado a partir dos dados de cada lote de matérias-primas no inventário.

O analista ainda aponta que outras áreas da empresa, como vendas, fiscal, logística e finanças, além de estoque e inventário, foram impactadas positivamente pelo projeto da Jiva. “Atualmente, todos os setores já estão integrados e os processos de gestão automatizados, o que proporcionou agilizar em 20% o processo de emissão de pedidos de vendas, da confirmação do pedido à emissão das notas para os clientes”.

Outro upgrade obtido através da integração e automatização da gestão corporativa foi o controle na área financeira. “Observamos uma melhora de 30% na agilidade de processos rotineiros, como emissão de notas e boletos de pagamento, e fechamento de caixa. O relacionamento com os bancos também foi otimizado”, diz Verola.

Para ele, outra mudança significativa foi na área administrativa, que, com o Business Intelligence (BI) do sistema da Jiva, está mais ágil e com uma visão mais abrangente dos custos e faturamento. “Agora, conseguimos identificar quais clientes são mais ou menos rentáveis, e isso ajuda os vendedores a atuar de forma mais estratégica, melhorando nossa tomada de decisão”, afirma o analista.

A empresa de produtos de limpeza ainda conta com os diagnósticos do MahaGestão, um índice que identifica pontos fortes e fracos do negócio, e ainda compara com o mercado de atuação da companhia, sugerindo melhorias. “Recebemos relatórios periodicamente, destacando o que precisamos melhorar na nossa gestão. Com isso, a Jiva nos dá segurança para colocar o negócio no caminho certo”, finaliza Verola.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.