book_icon

Projeto Loon leva internet a zonas afetadas pela chuva no Peru

Segundo executivo da X, pela primeira vez o Projeto Loon conectou dezenas de milhares de pessoas
Projeto Loon leva internet a zonas afetadas pela chuva no Peru

Nas últimas 7 semanas, o Peru tem sofrido com intensas chuvas e enchentes. Em situações como esta, as ferramentas básicas de comunicação e o acesso à informação são especialmente importantes – contudo a infraestrutura de comunicações no solo é muitas vezes uma das primeiras coisas a ser eliminada por desastres naturais como inundações e deslizamentos de terra.

Projeto Loon é uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões

Nesse contexto, o Projeto Loon, da X, que é um laboratório de inovação dentro da Alphabet, anunciou que tem fornecido conectividade básica à internet a dezenas de milhares de pessoas em zonas afetadas pelas enchentes no Peru. O anúncio foi feito por Astro Teller, executivo da X, no Evento de Alto Nível sobre Inovação nas Nações Unidas.

Segundo Teller, pela primeira vez o Projeto Loon conectou dezenas de milhares de pessoas. Depois de trabalhar com o governo peruano, a Telefónica e outros parceiros, a equipe do Projeto Loon tem ajudado pessoas em Lima, Chimbote e Piura nas últimas 7 semanas.

“Oferecemos mais de 160GB de dados para dezenas de milhares de pessoas que de outra forma não teriam serviço de internet. São dados suficientes para enviar e receber 30 milhões de mensagens do WhatsApp ou 2 milhões de e-mails”, explica o executivo. Segundo ele, o esforço só foi possível graças a ensaios técnicos realizados nos últimos meses integrando Internet por balão à rede da Telefónica e balões sobrevoando a região.

O projeto Loon é uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais. Os primeiros testes no País aconteceram no dia 28 de maio de 2014 em Campo Maior, Norte do Piauí, onde foram lançados dois balões.

Internet

Peru

Projeto Loon

tendências

TI

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.