book_icon

2018 será o ano da automação no ambiente de trabalho

Segundo levantamento da ServiceNow, empresas altamente automatizadas têm 6 vezes mais chances de ter um crescimento de receita acima de 15%
2018 será o ano da automação no ambiente de trabalho

 

Incorporar máquinas à rotina corporativa tende a impulsionar o crescimento da receita, criar novas oportunidades de trabalho e conectar os funcionários às atividades que realmente lhes agradam. Segundo o estudo “O estado atual de trabalho: no ponto de ruptura”, realizado pela ServiceNow, empresas estão se aproximando de um ponto de ruptura e precisam de automação inteligente. Mais de metade dos entrevistados (54%) usa o recurso em um ou mais processos de negócios e 87% planejam avaliar ou adotar a automação inteligente em breve.

“O retorno financeiro para a automação é um fator que as empresas que não podem ignorar”, Dave Wright

Segundo a pesquisa, mais automação proporciona crescimento financeiro e promete maior produtividade. As empresas altamente automatizadas têm seis vezes mais probabilidade de ter um crescimento de receita acima de 15% em comparação com empresas com baixa automação.

Por exemplo, as empresas com mais de 20% de crescimento de receita são, em média, 61% automatizadas, enquanto as com crescimento plano ou negativo são apenas 35% automatizadas. “O retorno financeiro para a automação é um fator que as empresas que não podem ignorar”, enfatiza Dave Wright, diretor de estratégia da ServiceNow.

As projeções da ServiceNow apontam que até 2018 quase metade das empresas (46%) afirma que precisará de mais automação para lidar com o volume de tarefas que está sendo gerado e, até 2020, 86% atingirá esse ponto de ruptura. Mais de três quartos (78%) diz que dados de dispositivos móveis e da Internet das Coisas contribuem para a sobrecarga.

Além disso, 79% dos executivos acreditam que a automação pode levar à criação de emprego enquanto 94% concordam que a automação inteligente pode aumentar a produtividade. Isso inclui inteligência artificial ou machine learning para agilizar a tomada de decisões, para melhorar a velocidade e a precisão dos processos de negócios.

Em geral, apenas 42% dos processos de negócios são automatizados, o que faz com que líderes empresariais gastem dois dias inteiros ou 16 horas por semana em tarefas administrativas manuais. O suporte de TI é o melhor na eficiência dos processos de negócios, enquanto os Recursos Humanos (RH) são os piores.

“Em um mundo de casas, carros e comércio cada vez mais inteligentes, o local de trabalho tem sido um obstáculo – mas não por muito tempo”, afirma Wright. “A mudança para um ambiente corporativo com mais automação está chegando para transformar o trabalho cotidiano”, completa.

A empresa entrevistou mais de 1.850 líderes corporativos – incluindo vice-presidentes, diretores e gerentes – em sete países para avaliar a carga de trabalho dos líderes organizacionais, o impacto e o uso da automação nos serviços empresariais comuns, bem como conferir as opiniões dos executivos sobre o futuro do trabalho. A pesquisa também avaliou a relação entre níveis de automação organizacional e o desempenho financeiro.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.