book_icon

Blockchain potencializará mercado de DTM, aposta DocuSign

Empresa acredita que, antes da tecnologia, Brasil ainda precisa passar por um boom de transformação digital
Blockchain potencializará mercado de DTM, aposta DocuSign

A tecnologia ainda está longe de ser massificada, mas começa a dar sinais de avanços. O Blockchain, que dá apoio ao Bitcoin, recentemente entrou para o radar de uma variedade de indústrias por conta da sua capacidade de validar transações digitais, principalmente financeiras. Embora ainda não esteja muito claro como será a dinâmica para o mercado, para a DocuSign, a tecnologia tem tudo a ver com o seu produto. “Nos EUA já é possível assinar um contrato e automaticamente ser debitado”, explica Marco Americo Antonio, vice-presidente da DocuSign.

Avaliada em US$ 3,4 bilhões, empresa está em momento de preparação pré-IPO nos EUA

Com Blockchain no radar, por aqui, a empresa ainda foca na oferta de Digital Transaction Management (DTM). Segundo o executivo, cerca de 90% das empresas que implementam sistemas de gestão para operações core, acabam usando métodos tradicionais para a entrega de documentos. A digitalização é premissa para o sucesso da implementação e uso de sistemas de gestão, acredita Antonio.

Avaliada em US$ 3,4 bilhões e em momento de preparação pré-IPO nos EUA, a empresa não revela muitos detalhes sobre ou números da operação local. Porém, observa um crescimento de 136% no número de clientes no Brasil . No mundo, o índice foi de 50%. A venda recente da sua unidade de certificação digital para a Soluti dá sinais de que pretende seguir focada na oferta de Digital Transaction Management (DTM).

Embora o Brasil ainda esteja atrasado cerca de 2 anos em relação aos EUA, Antonio frisa que por aqui a cultura de “cartorização” impede uma massificação da assinatura digital. “Temos que quebrar essa barreira cultural. É um movimento de baixo para cima. Já existem conversas entre empresas e associações para avançar nesse sentido”, pontua.

Fundada em Seattle (EUA) em 2002, a DocuSign tem a sede no Vale do Silício e, segundo o executivo é uma das grandes catalisadoras da transformação digital. Na América Latina, a empresa atualmente tem parcerias estratégicas de empresas que atuam como sócio investidores, como a Microsoft (que usa a plataforma DocuSign no Office 365), a SAP e a Salesforce. “Temos parceria com a Apple para o iPad corporativo, mas não é investidora”, pontua Antonio.

Na empresa desde 2015, Antonio diz que a estratégia para este ano tem como foco o core business da empresa. Segundo ele, no Brasil as oportunidades estão nos segmentos de finanças, seguros, telecom e educação. A DocuSign atua com força de vendas diretas, feitas no canal de e-commerce, e indiretas realizadas via parceiros. No Brasil, o e-commerce tem mais adesão entre pessoas físicas e mercado SoHo. Já a parcela de vendas indiretas atende ao mercado segmentado. “Nossa rede de parceiros é formada por canais da Microsoft. No caso de projetos com SAP, usamos o apoio da equipe da empresa”, explica o VP.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.