Cada vez mais o software está fazendo parte da estratégia das empresas, tornando-se essencial para a operação e para os negócios que viabilizam a transformação digital. Levantamento da CA Technologies apontou que os investimentos na área aumentaram em 37% a receita de empresas globais e em 50% a das brasileiras. Isso é reflexo do incremento da eficiência operacional nessas companhias.
Ciente que essa demanda em breve chegará ao mercado de médias empresas, a Plataformatec trabalha para impulsionar a cultura de que TI não é custo, é investimento. A consultoria e desenvolvedora de software customizado focada em empresas que têm a camada de software como base de seus negócios viu seu faturamento crescer 70% em 2017 por causa das oportunidades proporcionadas pela transformação digital.
A princípio, atenderam o mercado de startups Fintechs com investimento acelerado. Depois partiram para empresas digitais, como o Itaú, por exemplo, onde a mentalidade que impera é que o software deve ser estratégico.
“O Brasil está no mapa mundial da transformação digital, mas ainda está longe de ser um mercado maduro”, afirma Hugo Baraúna, diretor de marketing e vendas e um dos co-fundadores da Plataformatec. Segundo ele, o desenvolvimento será calcado no crescimento da linha Ruby e em consultoria de Metodologia Ágil. Embora boa parte de sua atuação seja no Brasil (80%), a empresa também trabalha no mercado americano. Um dos planos é, inclusive, estruturar a sua internacionalização em até 5 anos.
Por acreditar nas oportunidades de mercado, Baraúna conta que a Plataformatec realizou uma reestruturação interna nos departamentos de marketing e vendas para se preparar para a demanda. O time de vendas agora conta com 5 pessoas.
Embora não determine sua atuação por verticais de mercado, a empresa aposta suas fichas em setores que lideram ações de transformação digital. O mercado financeiro é um deles porque, segundo Baraúna, projetos das Fintechs estão chamando a atenção de grandes empresas da área que precisam alavancar a competitividade.
O segmento de saúde também é potencial. “Miramos mercados que busquem inovação como forma de complementar a sua estratégia”, destaca. O executivo ainda aponta o setor de educação, de transporte e de e-commerce como potenciais clientes.
Há 8 anos no mercado, a Plataformatec está estruturada em três blocos – metodologia ágil, que prioriza a entrega do projeto e a comunicação contínua entre a equipe e o cliente; Ruby e Elixir, linguagens de programação de código aberto que entregam importantes benefícios para negócios digitais, como flexibilidade e praticidade no desenvolvimento do software, assim como a disponibilidade do software (uptime) – fator determinante para o consumidor final. Entre seus clientes, estão Locaweb, Youse, Bidu, Walmart, Abril e CoverMyMeds.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo