Cada vez mais o software está fazendo parte da estratégia das empresas, tornando-se essencial para a operação e para os negócios que viabilizam a transformação digital. Levantamento da CA Technologies apontou que os investimentos na área aumentaram em 37% a receita de empresas globais e em 50% a das brasileiras. Isso é reflexo do incremento da eficiência operacional nessas companhias.
Ciente que essa demanda em breve chegará ao mercado de médias empresas, a Plataformatec trabalha para impulsionar a cultura de que TI não é custo, é investimento. A consultoria e desenvolvedora de software customizado focada em empresas que têm a camada de software como base de seus negócios viu seu faturamento crescer 70% em 2017 por causa das oportunidades proporcionadas pela transformação digital.
A princípio, atenderam o mercado de startups Fintechs com investimento acelerado. Depois partiram para empresas digitais, como o Itaú, por exemplo, onde a mentalidade que impera é que o software deve ser estratégico.
“O Brasil está no mapa mundial da transformação digital, mas ainda está longe de ser um mercado maduro”, afirma Hugo Baraúna, diretor de marketing e vendas e um dos co-fundadores da Plataformatec. Segundo ele, o desenvolvimento será calcado no crescimento da linha Ruby e em consultoria de Metodologia Ágil. Embora boa parte de sua atuação seja no Brasil (80%), a empresa também trabalha no mercado americano. Um dos planos é, inclusive, estruturar a sua internacionalização em até 5 anos.
Por acreditar nas oportunidades de mercado, Baraúna conta que a Plataformatec realizou uma reestruturação interna nos departamentos de marketing e vendas para se preparar para a demanda. O time de vendas agora conta com 5 pessoas.
Embora não determine sua atuação por verticais de mercado, a empresa aposta suas fichas em setores que lideram ações de transformação digital. O mercado financeiro é um deles porque, segundo Baraúna, projetos das Fintechs estão chamando a atenção de grandes empresas da área que precisam alavancar a competitividade.
O segmento de saúde também é potencial. “Miramos mercados que busquem inovação como forma de complementar a sua estratégia”, destaca. O executivo ainda aponta o setor de educação, de transporte e de e-commerce como potenciais clientes.
Há 8 anos no mercado, a Plataformatec está estruturada em três blocos – metodologia ágil, que prioriza a entrega do projeto e a comunicação contínua entre a equipe e o cliente; Ruby e Elixir, linguagens de programação de código aberto que entregam importantes benefícios para negócios digitais, como flexibilidade e praticidade no desenvolvimento do software, assim como a disponibilidade do software (uptime) – fator determinante para o consumidor final. Entre seus clientes, estão Locaweb, Youse, Bidu, Walmart, Abril e CoverMyMeds.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Data Centers se adequam às tendências
MERCADO
Oscilações no mercado de PC
TENDÊNCIAS
Conformidade: Cenário rico em oportunidades
Esta é para você leitor da Revista Digital:
TENDÊNCIAS
Carro autônomo
Baixe o nosso aplicativo