A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que cerca de 95% dos domicílios da região metropolitana de São Paulo já recebem o sinal digital de televisão. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Ibope, entre os dias 31 de março e 10 de abril, após o desligamento do sinal analógico, ocorrido no dia 29 do mês passado.
O sinal analógico já foi desligado em Rio Verde (GO) e em Brasília. Para o dia 31 de maio, está marcado o desligamento do sinal analógico em Goiânia e em mais 28 municípios goianos.
Cerca de 280 mil kits estão sendo distribuídos para famílias inscritas em programas sociais do governo. O kit é composto por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital e um controle remoto.
Além de Goiânia, o sinal analógico será desligado nos seguintes municípios: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
O Ibope fez 1.072 entrevistas em São Paulo e 1.652 nos 38 municípios vizinhos. O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento era de 90% dos domicílios atendidos, considerando uma margem de erro de 3 pontos percentuais.
Cronograma
O Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) decidiu propor a modificação do calendário de desligamento da TV analógica para o segundo semestre de 2017. Em quatro agrupamentos de municípios – Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e no Interior de São Paulo – houve proposição de adiamento no processo.
Foi mantido o cronograma de desligamento em Recife para o mês de julho, e também do Rio de Janeiro e Vitória, marcado para outubro. A proposta será enviada agora para deliberação do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, que deverá baixar uma portaria com a mudança.
Abaixo, o novo cronograma de desligamento da TV digital em 2017:
– Recife – mantido em julho
– Fortaleza e Salvador – alterado de julho para setembro
– Rio de Janeiro e Vitória – mantido em outubro
– Belo Horizonte – alterado de julho para a segunda semana de novembro
– Interior de São Paulo – alterado de setembro para a quarta semana de novembro
*Com informações da Agência Brasil
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo